As apresentações
Campanhas
Próximas iniciativas
- Reunião introdutória – Lisboa – 9 de outubro
- Global Gasdown Frackdown – 13 de outubro
- IV Encontros Internacionais Ecossocialistas – 23-25 de novembro
Começou o ano letivo e andas em busca duma organização horizontal que luta por um planeta melhor?
Chegaste a Lisboa e queres fazer ativismo climático?
O Climáximo é um coletivo anti-capitalista que se reúne semanalmente para organizar ações a vários níveis da luta pela justiça climática, tais como: luta contra a exploração de petróleo e gás, ações pelos transportes públicos, a campanha Empregos para o Clima e muito mais.
Depois da Marcha Mundial do Clima, que uniu centenas de pessoas em três cidades de Portugal, vamos ré-começar as nossas atividades em Lisboa com esta Formação em Ativismo Climático.
Inscrição
A formação está lotada. A próxima será no Porto no dia 27 de outubro.
Descrição da formação
Dia 7 de outubro (domingo)
10h – 18h
Mob (Rua dos Anjos 12F, Intendente, Lisboa)
Não há controvérsia absolutamente nenhuma em relação ao que sabemos: as alterações climáticas globais existem, estão a conduzir-nos a um futuro catastrófico com transformações tão abruptas que ainda nem conseguimos encontrar um modelo que as descreva adequadamente, mas que teremos de travar quanto antes para evitar o fim do mundo tal como o conhecemos
Entendamo-nos: a limitação total do aquecimento resultante de indução humana para menos do que os 2ºC dos níveis pré-industriais implica a redução de 40% a 70% das emissões de gases de efeito de estufa até 2050 e para zero até 2100.
Isto não é uma piada.
A resolução da crise climática é uma corrida contra-relógio. Nesta luta contra o caos climático, há uma coisa chamada ‘demasiado tarde’.
Nós temos de agir e temos de agir agora.
Por “nós”, não entendemos, claro, o 1% que controla mais riqueza do que os “restantes” 99%. Entendemos “nós”, os que têm sofrido e sofrerão ainda com as secas, com o aumentar do nível do mar, com a fome, os furacões, os fogos florestais e todos os conflitos sociais resultantes disto tudo.
Esta formação incluirá todos os aspetos principais desta área, como ciência e a história das políticas climáticas, mas também haverá espaço para discussão sobre o que podemos fazer nesta luta.
porque é que a Climáximo se apresenta como um “coletivo anti-capitalista”, quando na verdade, a questão de fundo, o CLIMA, é transversal a todas as estruturas/ideologias económicas?