Os IV Encontros Internacionais Ecossocialistas, nos dias 23-24-25 de Novembro em Lisboa, far-se-ão para discutir várias vertentes do combate pela Humanidade e pela Natureza, juntando mais de 60 oradores, de 16 nacionalidades e 4 continentes – Europa, Américas do Norte e do Sul, África e Ásia.
O programa dos Encontros Internacionais Ecossocialistas divide-se em 5 eixos:
– Economia Política da Comida e Soberania Alimentar;
– Desmantelando a falácia do Capitalismo Verde;
– O Trabalho na Era das Alterações Climáticas;
– Justiça Climática e Democracia Energética;
– Ecofeminismos.
Existirão 21 sessões e oficinas, desde a noite de sexta feira e ao longo do fim-de-semana, compostas por pessoas ativistas, militantes ecossocialistas e investigadoras. Aí será analisada a situação atual e, principalmente, consolidar-se-á a proposta ecossocialista internacional como resposta ao colapso ecológico e climático provocado pelo capitalismo global. O recente relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, sobre o aquecimento global de 1,5ºC, deixa esta urgência totalmente evidente: será necessário cortar mais de 50% nas emissões de gases com efeito de estufa nos próximos 12 anos, até 2030, algo que é incompatível com a necessidade de acumulação de riqueza inerente ao capitalismo.
Os encontros, que ocorrerão na Escola Secundária de Camões em Lisboa, são organizados por 11 organizações portuguesas e internacionais, com o lema “Alerta Vermelho, Alerta Verde: Dar Forma à Transformação Ecossocialista”.
Este evento contará com o “espaço do futuro” para a permanência dos mais jovens em várias atividades e oficinas educativas.
A entrada é gratuita. Inscrições abertas e informação detalhada em alterecosoc.org.