No próximo dia 27 de outubro (sábado) pelas 14h15 na Culturgest, o filme O PLANO (THE PLAN) de Steve Sprung será projetado no Doclisboa, seguido de um debate.
SINOPSE: Há 40 anos, um grupo de engenheiros qualificados enfrentavam a crise, austeridade e ameaça de encerramento da fábrica onde trabalhavam. Responderam com um plano radical, desenhando vários produtos socialmente úteis, sustentáveis e pró-ambientais em alternativa ao armamento militar que a fábrica produzia. Este filme atreve-se a perguntar como poderia ser hoje em dia a nossa vida, se o Plano dos trabalhadores da Lucas não tivesse sido travado.
“Podemos ser inspirados pelos trabalhadores da Lucas, pela sua visão e imaginação. Por favor apoiem este filme, vejam-no, promovam-no e discutam-no. Se queremos transformar a sociedade, este seria um bom início.” Ken Loach, realizador e ativista
O filme tem duas partes, com um intervalo de 15 minutos. Mais informação e o trailer do filme estão disponíveis no site do Doclisboa: https://www.doclisboa.org/2018/filmes/the-plan/
“Na história inteira de 150 anos do movimento sindical, a nossa causa tem sido a de melhorar as condições do trabalho. Mas houve alturas em que fomos mais longe, desafiámos a própria natureza e o objetivo do nosso trabalho. O Plano de Lucas foi criado numa altura destas. O plano promete a esperança de que a produção pode ser transformada para criar um mundo mais justo e mais verde.” Frances O’Grady, Secretária-Geral do Congresso dos Sindicatos (Trades Union Congress)
Depois do filme, haverá um painel de intervenções com os seguintes oradores:
- Steve Sprung, realizador do filme
- Phil Asquith, ex-trabalhador da fábrica Lucas
- Ana Mourão, ativista do Climáximo
- José Pacheco Pereira, historiador e comentador político
- Sofia Vaz, engenheira ambiental
Esperamos ver-vos nesta sessão.