Vamos Virar a Maré!
2019 está a ser um ano que promete muito para as lutas pela justiça climática. Ou o contrário: as lutas estão a prometer muito para 2019.
Com a Greve Climática Estudantil a 15 de Março, a Rebelião de Extinção em Abril e o acampamento de acção contra o gás Camp–in–Gás em Julho, Portugal está a acompanhar várias dinâmicas internacionais que visam encaminhar-se para uma acção ibérica massiva em 2020.
Este ano, o 4º Encontro Nacional pela Justiça Climática terá três dias intensos dedicados às linhas de frente e à estratégia da luta.
Vamos abrir o encontro sexta-feira à noite com uma sessão especial com Daiara Tukano, do povo Tukano do Alto Rio Negro, sobre violações de direitos humanos contra os povos indígenas no Brasil e justiça climática.
No sábado, vamos ter connosco activistas de vários movimentos numa série de sessões sobre exploração de gás na Zona Centro,Empregos para o Clima, o novo projecto de aeroporto no Montijo, o novo porto de águas profundas em Setúbal, a Rebelião de Extinção, barragens, floresta e biomassa, e mineração de lítio; e à noite vamos ter uma festa benefit em favor da Plataforma Algarve Livre de Petróleo, para celebrar a vitória do cancelamento do furo de Aljezur.
Programa completo e descrições das sessões aqui.
Mais informação sobre @s convidad@s especiais, aqui.
Domingo vai haver uma reunião de trabalho do acampamento Camp-in-Gás e vamos também preparar a Semana Internacional de Rebelião.
Estou com vocês, meninos-homens de coragem e dignidade. Com os meus 58 anos vou contribuir no que puder e souber. Contem comigo!