Daiara Tukano
na Sessão Especial: Clima, Justiça Social e Direitos Humanos (dia 15 de Março, 21h30)
Daiara Tukano, do povo Tukano do Alto Rio Negro, é activista indígena e artista plástica, mestre em direitos humanos pela Universidade de Brasília, pesquisadora do direito à memória e verdade dos povos indígenas; comunicadora independente e coordenadora da Rádio Yandê, primeira web-rádio indígena do Brasil. Daiara acredita que o activismo é um exercício pela consciência para a integração com a natureza, para que possamos trabalhar juntos a cultivar uma sociedade mais justa e respeitosa das diversidades, honrando a dignidade de todos os seres vivos.
Daiara iniciará em Lisboa uma tournée por várias cidades europeias, organizada pela Coordenação Justiça Climática Social/Suíça e com apoio do Coletivo Memória, Verdade e Justiça Rhône Alpes / França.
Daniela Subtil
na sessão Clima em Movimento: mobilizações globais (dia 16 de Março, 17h30)
Daniela iniciou-se no activismo pela justiça climática com o Climáximo em 2015. A viver na Alemanha desde 2017, tem participado nas acções de desobediência civil contra a mineração de lignite na Renânia (Alemanha) e desde há um ano integra o grupo de trabalho internacional do Ende Gelände. O movimento Ende Gelände faz parte da campanha By 2020 We Rise Up e está a organizar uma acção em Junho de 2019.
Javier Andaluz
na sessão Clima em Movimento: mobilizações globais (dia 16 de Março, 17h30)
Javier é licenciado em Ciências Ambientais pela Universidade de Salamanca e especialista em Direitos Humanos. É actualmente responsável da área de alterações climáticas nos Ecologistas en Acción de Espanha, e faz parte da organização da By 2020 We Rise Up na península ibérica.
Para voltar à página principal do 4º Encontro Nacional pela Justiça Climática, clica aqui.