Conversa: A Luta para Justiça Climática
22 de Abril . 18h30
Espaço Integral Minga . Montemor-o-Novo
Cooperativa Integral Minga Montemor e Climáximo
O planeta está numa crise ecológica: estamos no meio da sexta extinção em massa. Cientistas alertam que podemos ter entrado num período de caos climático. Isto é uma emergência global sem precedentes. O país e as populações estão sob um risco grave.
Climáximo é um grupo de activistas movidos pela urgência do combate às alterações climáticas e os seus graves efeitos. Sabemos que elas estão ligadas aos direitos humanos e à distribuição de riqueza e poder no mundo. Por isso lutamos por ideias novas e sustentáveis de bem-estar, por justiça social e climática, e resistimos a falsas soluções de “capitalismo verde”: acreditamos que a mercantilização da natureza e dos recursos do planeta causará sempre ciclos crescentes de exploração e destruição. Aceitamos o consenso científico: a sociedade tem de substituir urgentemente os combustíveis fósseis por fontes de energia sustentáveis, e todos os novos projectos de exploração e extracção têm de ser parados.
Nesta conversa vão ser abordadas algumas actividades do colectivo Climáximo, capacitação para acções directas, temáticas de sensibilização e coordenação para a mobilização. Também vai ser apresentada a campanha Empregos Para o Clima (capítulo Português) de um movimento global para combater precariedade laboral e climática através da criação de emprego público digno e estável em sectores estratégicos, para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.
Convidados: Danilo Moreira e Tiago Rorke da Climáximo