5º Encontro Nacional pela Justiça Climática

Já somos “mainstream“. Os políticos acham que se deve fazer alguma coisa sobre a crise climática, os parlamentos declaram emergência climática. Mas o nosso objectivo não é sermos mainstream. Nós queremos ver acção urgente por uma transição energética que traga justiça climática às nossas sociedades. E isso só vai acontecer com e por causa da nossa mobilização e organização.

A 21-23 de fevereiro, vamos juntar-nos no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa em Campolide, no 5º Encontro Nacional pela Justiça Climática, para partilhar acções, conhecimento e experiências, para construir estratégias, e para conhecer as lutas e as activistas.

Vamos à raíz do problema: vamos focar-nos nas linhas da frente onde a verdadeira destruição climática continua a avançar, apesar das palavras bonitas; e nas lutas que se cruzam com a nossa por terem as mesmas causas socio-económicas no fundo.

Antes da grande onda de mobilizações na primavera, vamos preparar-nos para articular melhor as várias frentes da luta. O ano 2020 tem que ser o ano em que as sociedades mudam de caminho. Nós não temos um plano B sem ser ganhar; porque não temos um planeta B.

Na sexta-feira vamos abrir o encontro com uma sessão dedicada ao artivismo. No sábado iremos ter sessões sobre gás fóssil, transporte de animais vivos, o novo aeroporto do Montijo, povos indígenas, indústria agropecuária e alimentar, transição justa e mineração em águas profundas.

Programa completo, aqui.

Relatos das sessões, aqui.

O 5º Encontro Nacional pela Justiça Climática é co-organizado por:

2degrees artivism, Academia Cidadã, Aliança Pela Amazônia, Animal Save Portugal, ArtCitizenship, ATERRA, Climate Save Portugal, Climáximo, Coletivo Alvito, Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa, Colombianos Por La Paz – Portugal, Coopérnico, Empregos para o Clima, Extinction Rebellion Lisboa, Fórum Indígena Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Gás é Andar Para Trás, Greve Climática Estudantil, Campanha Linha Vermelha, PATAV – Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, Rede 8 de Março, Sciaena, Universidade NOVA de Lisboa

Com o apoio de:

Abad Pisão, Aspea Associação, GEOTA, Live With Earth, Lixo Zero Portugal – movimento Zero Waste, Parents For Future Portugal, Plataforma TROCA – Por um Comércio Internacional Justo, Tamera Healing Biotope I – Portugal, WWF Portugal

One thought on “5º Encontro Nacional pela Justiça Climática

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo