Iremos publicar listas práticas simples para organizadores, sob a etiqueta “checklists para activistas”. A versão PDF desta estará disponível aqui: Checklist – Enviar Comunicados v1 Se desejares fazer download, toma atenção ao número da versão pois poderemos atualizar os ficheiros posteriormente.
Este guia é sobre como enviar um comunicado de imprensa, uma tarefa muito mais simples do que escrevê-lo.
Antes
⎕ Tenho a versão final do texto. / Sei onde encontrar a versão final do texto.
⎕ Tenho a lista de endereços de emails a enviar (de media e jornalistas e/ou outras organizações);
⎕ Sei a partir de que email devo enviar o comunicado e tenho acesso ao mesmo: isto é importante porque algumas ações envolvem a criação de uma conta de email à parte. Esta conta pode ser falsa (para evitar associar indivíduos às ações) ou contas conjuntas (no caso do protesto ser organizado por muitos grupos).
⎕ Se houver alguma foto ou vídeo para ser anexado, tenho o contacto da pessoa que me vai enviar os ficheiros.
⎕ Sei quando enviar:
⎕ imediatamente depois de uma ação (ex: mobilizações de massa)
⎕ durante uma ação (ex: greves);
⎕ no início de uma ação (ex: bloqueios, ações diretas);
⎕ de manhã cedo (ex: declarações, anúncios, etc.)
Enviar
⎕ O assunto do email é “COMUNICADO: [título]”;
⎕ Formatei o texto corretamente. Deve ser algo como:
[data]
COMUNICADO DE IMPRENSA
[Título]
[Um parágrafo de resumo]
[Texto]
[Assinatura do coletivo/organização]
*
[ Nome da pessoa de contacto: Número de telefone da pessoa de contacto]
Mais informações:
[Fontes e links, caso haja]
⎕ O email tem o logo e site da organização que o está a enviar.
⎕ O email tem o contacto da pessoa de contacto.
⎕ Se houver anexos, estão anexados / se houver links ou hiperlinks, ter a certeza que estão a funcionar e corretos.
⎕ Estou a enviar sempre em BCC.*
⎕ Estou a enviar em grupos pequenos de 20 contactos de cada vez, em vez de enviar um email massivo: isto porque grandes quantidades de recipientes podem fazer com que o email seja marcado como spam. Por exemplo, emails do Riseup não permitem tal uso.
⎕ De cada vez que reenvio, presto atenção a qualquer erro de formatação.
Depois
⎕ Prepararei uma imagem para acompanhar as publicações online.
⎕ Publiquei o comunicado de imprensa no nosso website: às vezes é melhor esperar 1 a 2 horas para ver se os media cobrem a história nas suas próprias palavras).
⎕ Apaguei a informação de contacto da pessoa de contacto nas publicações públicas.
⎕ A pessoa de contacto está preparada para receber chamadas telefónicas.
⎕ Estou a seguir notícias online cuidadosamente durante 3 a 5 horas.
⎕ Partilho as notícias dos media nas nossas redes sociais.
⎕ Para além disto, publico o texto completo do comunicado de imprensa em todas as redes sociais da organização.
⎕ Apaguei a informação da pessoa de contacto em publicações publicas.
⎕ Vejo o email e outras contas de redes sociais para saber se jornalistas nos tentaram contactar por lá.
⎕ Atualizei a lista de contactos de imprensa, apagando os emails que voltaram para trás.