Checklist para enviar comunicados de imprensa

Iremos publicar listas práticas simples para organizadores, sob a etiqueta “checklists para activistas”. A versão PDF desta estará disponível aqui: Checklist – Enviar Comunicados v1 Se desejares fazer download, toma atenção ao número da versão pois poderemos atualizar os ficheiros posteriormente.

Este guia é sobre como enviar um comunicado de imprensa, uma tarefa muito mais simples do que escrevê-lo.

Antes

⎕  Tenho a versão final do texto. / Sei onde encontrar a versão final do texto.

  Tenho a lista de endereços de emails a enviar (de media e jornalistas e/ou outras organizações);

  Sei a partir de que email devo enviar o comunicado e tenho acesso ao mesmo: isto é importante porque algumas ações envolvem a criação de uma conta de email à parte. Esta conta pode ser falsa (para evitar associar indivíduos às ações) ou contas conjuntas (no caso do protesto ser organizado por muitos grupos).

⎕  Se houver alguma foto ou vídeo para ser anexado, tenho o contacto da pessoa que me vai enviar os ficheiros.

  Sei quando enviar:

imediatamente depois de uma ação (ex: mobilizações de massa)

durante uma ação (ex: greves);

no início de uma ação (ex: bloqueios, ações diretas);

de manhã cedo (ex: declarações, anúncios, etc.)

Enviar

O assunto do email é “COMUNICADO: [título]”;

Formatei o texto corretamente. Deve ser algo como:


[data]

COMUNICADO DE IMPRENSA

[Título]

[Um parágrafo de resumo]

[Texto]

[Assinatura do coletivo/organização]

*

[ Nome da pessoa de contacto: Número de telefone da pessoa de contacto]

Mais informações:

[Fontes e links, caso haja]


O email tem o logo e site da organização que o está a enviar.

O email tem o contacto da pessoa de contacto.

Se houver anexos, estão anexados / se houver links ou hiperlinks, ter a certeza que estão a funcionar e corretos.

Estou a enviar sempre em BCC.*

Estou a enviar em grupos pequenos de 20 contactos de cada vez, em vez de enviar um email massivo: isto porque grandes quantidades de recipientes podem fazer com que o email seja marcado como spam. Por exemplo, emails do Riseup não permitem tal uso.

De cada vez que reenvio, presto atenção a qualquer erro de formatação.

Depois

Prepararei uma imagem para acompanhar as publicações online.

Publiquei o comunicado de imprensa no nosso website: às vezes é melhor esperar 1 a 2 horas para ver se os media cobrem a história nas suas próprias palavras).

Apaguei a informação de contacto da pessoa de contacto nas publicações públicas.

A pessoa de contacto está preparada para receber chamadas telefónicas.

Estou a seguir notícias online cuidadosamente durante 3 a 5 horas.

Partilho as notícias dos media nas nossas redes sociais.

Para além disto, publico o texto completo do comunicado de imprensa em todas as redes sociais da organização.

Apaguei a informação da pessoa de contacto em publicações publicas.

Vejo o email e outras contas de redes sociais para saber se jornalistas nos tentaram contactar por lá.

Atualizei a lista de contactos de imprensa, apagando os emails que voltaram para trás.

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