Plataforma de gelo Conger entrou em colapso na Antártida
Plataforma de gelo de superfície à volta dos 1.200 km2 desmoronou-se completamente na Antártida Oriental no espaço de dias, de acordo com dados de satélite, após a região ter registado temperaturas 40Cº superiores às normas sazonais.
Apesar de não ter efeitos enormes, cientistas estão preocupados com este colapso, por representar um dos eventos de colapso mais significativos em qualquer parte da Antártida desde o início dos anos 2000, quando a plataforma de gelo Larsen B se desintegrou.
Foi divulgada a composição dos ministros do novo Governo liderado por António Costa. O destaque vai para o Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro. Este tem pouca ou nenhuma experiência na área, tratando-se de um homem forte da máquina do Partido Socialista. Já António Costa e Silva, o autor do plano de recuperação económica do governo na legislatura anterior, antigo CEO da petrolífera Partex, fica com a pasta da Economia e do Mar.
Inflação sobre os combustíveis fósseis sobe, e lucro das grandes empresas de petróleo e gás também
Com a inflação sobre o petróleo e o gás, grandes empresas da indústria do petróleo e do gás e os seus acionistas e executivos estão a lucrar, tendo, no total, em 2021 faturado 237 mil milhões de dólares, um dos anos mais prósperos da indústria. Em 2022, do ponto de vista destas mesmas empresas, esperam-se resultados ainda melhores, facilitados pelo aumento do preço do crude provocado pela guerra na Ucrânia.
Novos sinais de apoio à expansão do Porto de Sines para acolher gás americano
Com a procura intensiva da independência energética da Europa face à Rússia, António Costa assinalou o Porto de Sines como meio de conexão, através da sua posição geoestratégica, para os 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) fornecidos pelos Estados Unidos à União Europeia.
Já o presidente da Administração do Porto de Sines veio afirmar que existe capacidade para duplicar a capacidade de armazenamento do porto, passando dos atuais três para os seis tanques. Também adiantou que a intervenção deve demorar cerca de um ano e que custaria dezenas de milhões de euros.
Apoio social para atenuar subida dos preços dos alimentos fixado em 60 euros
O governo está a desembolsar para atenuar a subida dos preços dos alimentos.
O valor a ser pago em abril, de forma automática, às famílias abrangidas pela tarifa social de eletricidade será de 60 euros.
Este apoio destina-se a atenuar a subida dos preços dos bens de primeira necessidade provocada pela guerra na Ucrânia. Assim, ao invés de controlar as margens dos grandes grupos económicos, o governo usa dinheiro público para fazer face ao problema.
Governo espanhol anuncia plano de 16 mil milhões para combater subida de preços
Após a inflação na casa dos 8% levar a grandes ondas de protestos, o governo espanhol lança um plano avultado para combater a subida de preços em geral gerada pela subida do preço dos combustíveis. Seis mil milhões serão destinados a reduções de impostos e subsídios diretos enquanto 10 mil milhões serão linhas de crédito. Destaque ainda para tetos em vários preços da energia e um limite no aumento temporário nas rendas de habitação.
Na terça passada, dia 22 de Março, centenas de ativistas pelo clima bloquearam uma auto-estrada durante a abertura oficial da nova giga-fábrica Tesla em Grünheide, perto de Berlim.
A ação envolveu pequenos grupos de manifestantes que subiram à sinalização rodoviária causando enormes engarrafamentos de trânsito durante pelo menos 4 horas, enquanto outro grupo de ativistas realizou um protesto em frente à entrada principal da fábrica.