Entre 6 e 10 de Julho vamos acampar no sudoeste alentejano, que é um dos expoentes máximos do capitalismo fóssil em Portugal. Reserva as datas na tua agenda e vem ao “Acampamento 1.5” – climaximo.pt/acampamento-1-5/ – acampamento de acção, em Melides.
Vivemos na década decisiva para agir e impedir que a temperatura média do planeta ultrapasse os 1.5ºC de aquecimento. Cumprir este objectivo significa conter o degelo no Ártico e ondas de calor mortais, significa evitar a extinção em massa de espécies animais e vegetais, significa salvar milhões de vidas.
No dia 10 de Abril, fomos até ao Veg&Tal apresentar o acampamento e conhecer o que foi a Greve Verde de Sines, com quem a organizou e viveu. Na década de oitenta, na sequência da muita poluição e descargas de esgotos industriais, no mar, a comunidade local organizou-se e além dos protestos, os pescadores bloquearam os petroleiros durante longas horas, impedindo-os de chegar ao porto de Sines. A actividade económica da vila foi totalmente paralisada pois a população mobilizou-se em peso para apoiar a desobediência civil dos pescadores.
Vê este vídeo do evento para saberes mais sobre como foi organizada a Greve Verde de Sines, e qual o impacto que teve na população. E ajuda-nos a montar o Acampamento 1.5!