Wrap-up – Climáximo foi ao Acampamento Climático em Viena

O Klimacamp em Viena, decorreu de dia 22 a 29 de Maio, no Lobau, e o Climáximo marcou presença.

Este acampamento foi construído na base de 4 pilares: Educação, Networking, Modos de vida alternativos e Ação direta.

O Climáximo facilitou uma conversa com o título “Mudança Sistémica Global Já!”, que teve como objetivo desafiar os participantes a pensar no seguinte:

A crise climática está aqui. Há anos cantamos “Mudar o Sistema, Não o Clima”, mas o sistema continua vencendo. O movimento climático está a seguir principalmente as mesmas velhas receitas que se mostraram ineficazes no passado. Queremos explorar que mudanças o movimento precisa de fazer na forma como enquadramos o nosso pensamento e nas crenças a este subjacentes, de forma a criar estratégias para uma mudança real do sistema.

Esta sessão contou com a presença de mais de uma dezena de participantes, de diferentes origens, e permitiu aprofundar os conceitos e visões sobre “mudança sistémica”, e os caminhos possíveis para a concretizar.

Para além disso participámos também noutros workshops organizados por outros grupos. Podes ver a lista completa de workshops aqui: https://klimacamp.at/programm/

Ação Direta – Lobau Bleibt

Centenas de pessoas bloquearam o local de construção “deserto” da nova autoestrada em Viena

A ação durante o acampameneto levou centenas de pessoas ao local onde estão a ocorrer as obras para a construção da nova auto-estrada que atravessará Viena. O local foi bloqueado de forma diversa e criativa durante várias horas por ativistas em fatos vermelhos.

As ativistas explicaram que estamos a destruir nossos meios de subsistência e que esta autoestrada é mais projeto que constribuirá para a crise climática e para aumentar a insegurança na cidade. Por isso através de uma ação direta não-violenta bloquearam a sua construção e anunciaram mobilizações para o sábado seguinte, na cidade.

Cerca de 95 ativistas foram detidos contra a construção da autoestrada.

“A proteção climática continua a ser feita à mão!”, disseram.

Manifestação Lobau Bleibt

No sábado, dia 27 de Maio, centenas de pessoas se juntaram no centro de Viena e caminharam até ao Lobau numa manifestação contra a construção de uma nova auto-estrada e por uma cidade para as pessoas. A manifestação contou com a presença de vários coletivos e organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo