Ativistas da Just Stop Oil em protesto atiram tinta a edifício de grupo de negacionismo climático
O foco foi o edifício da Global Warming Policy Foundation, um think-tank, que promove a narrativa da indústria fóssil e que faz lobby em seu favor. As ativistas atiraram tinta ao edifício em Westminster e interromperam o tráfico ao sentarem-se na rua. Uma pessoa foi detida o que perfaz um total de 576 detenções desde que o grupo começou a sua campanha há 3 semanas atrás.
45 mil jovens protestam na Bélgica na Sexta-feira e 25 mil pessoas no domingo com a COP27 a chegar.
Na sexta-feira passada mais de 45 mil jovens de mais de 400 escolas e associações juvenis foram para as ruas havendo flashmobs, murais humanos, hijacking de anúncios publicitários e cânticos. Alunos que tinham aulas fizeram também um quiz antes para testarem os seus conhecimentos em relação ao clima. Esta saída à rua foi para exigir medidas mais fortes contra as alterações climáticas e teve uma adesão superior ao esperado. No mesmo domingo houve também uma marcha pelo clima.
Ativistas do Letzte Generation atiram puré de batata a uma obra de Monet na Alemanha
9 dias após a sopa de tomate ao quadro de Van Gogh por parte do Just Stop Oil, tivemos uma ação semelhante por parte de Letzte Generation. Desta vez o alvo foi o Monet. Não teve o mesmo impacto mediático que a ação anterior, mas ativistas mantiveram o seu apelo de tentar chamar a opinião pública para a realidade climática. “Estamos numa catástrofe climática e o que estão todos com medo é de sopa de tomate e puré de batatas num quadro. Sabem do que tenho medo? Tenho medo que a ciência nos diz que não poderemos alimentar as nossas famílias em 2050, (…) quando é que vão finalmente começar a ouvir?”
Lucro da Galp sobe 86% para 608 milhões de euros nos primeiros 9 meses
Tendo em conta esta realidade a Galp deverá ser abrangida pela taxa sobre os lucros excessivos, relativa à diferença entre 2022 e a média dos 3 anos anteriores. A “windfall tax” da Comissão Europeia, que em Portugal recebeu o nome de Contribuição temporária de Solidariedade, determina que seja aplicada uma taxa de 33% às produtoras de petróleo, combustíveis, gás e carvão.
Project Midcat é abandonado e substituído por um “corredor de energia verde”
Espanha, França e Portugal chegaram a acordo de substituir o projeto Midcat, um gasoduto que iria conectar Espanha e França, pelo BarMar, um novo “corredor de energia verde” que, em teoria, poderá transportar hidrogénio. Este projeto beneficiaria dos fundos Europeus, afirma Macron. É um gasoduto vocacionado para o hidrogénio verde e outras gases renováveis e que, transitoriamente, poderá ser utilizado também para o transporte de gás natural até uma certa proporção, apesar de ainda não haver grandes informações sobre o assunto.
As cheias na Nigéria provocaram 600 mortos e afetaram 1 em 10 nigerianos. O seu impacto agora continua com a cólera a surgir e as pessoas forçadas a usar as águas paradas das cheias. Mais cheias são esperadas ao longo do mês de Novembro
Universidade de Goetingen está ocupada pelo End Fossil – Occupy
A campanha internacional End Fossil – Occupy! tem mais uma instituição no qual a sua ocupação começou pelos estudantes. Estes irão manter-se no recinto até às suas reivindicações serem ouvidas.