1. O Encontro vai acontecer no centro de Portugal e possibilitar um evento realmente nacional
Este ano, o Encontro vai sair de Lisboa e dirigir-se a Coimbra, a cidade juvenil que carrega uma carga histórica de luta e que se encontra também no centro de Portugal – A oportunidade perfeita para garantir o máximo de acessibilidade para garantirmos que possa ser de facto um Encontro Nacional.
2. Esta é a oportunidade de conheceres a malta da linha da frente na luta pela justiça Climática e conviver com pessoas que partilham várias visões criativas para o nosso futuro
É neste espaço que podes mesmo conviver com pessoas que partilham o teu desejo por Justiça climática e trocar ideias com malta da linha da frente na luta pela Justiça Climática. As aprendizagens não irão acontecer apenas dentro das sessões. Acontecem entre sessões, no corredor, ao almoço, jantar. Propomos-te dois dias para pensar com outros!
3. Se queres fazer parte das lutas que vão acontecer em 2023, é este o local!
Se queres saber o que vai acontecer em 2023 no movimento pela Justiça Climática, não haverá nenhum lugar melhor que num encontro que une várias organizações da Agenda pela Justiça Climática.
Como vamos responder quando acontecer o próximo incêndio? E quando em 2023, o nosso oceano tiver permissão legal/ comercial para ser esburacado? O que fazemos quando os governos e empresas se juntam na COP para celebrar um plano de perdas e danos incompatível com as necessidades reais e ignoram as responsabilidades que devem apresentar?
4. Porque te sentes isolada e assustada e te questionas com a normalidade com que aceitamos as notícias das catástrofes frequentes que acontecem.
Não, isto não é normal e não és a única pessoas que sofre de ansiedade em relação ao futuro da humanidade e do nosso planeta.
5. Para poderes questionar sobre porque temos de atirar sopas a quadros e ocupar escolas no mesmo espaço em que podes analisar que mecanismos legais tens para lutar pelo nosso clima
Teremos sessões para questionar até onde vai a legitimidade e emergência na luta contra a crise climática e espaço para aprender sobre que formas de participação pública podemos usar em conjunto!
6. Temos espaço para todas as idades!
Durante sábado teremos um espaço criança com atividades e brincadeiras artísticas para crianças dos 3 aos 10 anos.
Nota: para melhor gestão deste espaço, indica-nos na inscrição se trazeres crianças e as suas idades.
7. Vem fazer parte do 1º exercício de ficção científica em Portugal sobre uma realidade em que descobrimos que o gás fóssil é altamente mortífero e hoje é o última dia com gás natural em Portugal.
Numa conversa de ficção científica com especialistas da área de energia, vamos imaginar e debater como seria um Portugal sem gás fóssil em 2023 e desafiar as 2 opções que enfrentamos: o colapso climático ou o fim da era fóssil.
8. Vamos questionar a nossa noção sobre o que é a Justiça Climática, através de perspetivas de ativistas do sul global e questionando sobre a relação direta entre o capitalismo e o especismo e realidade extrativista inerente a estes conceitos!
Sabe mais sobre o 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática e inscreve-te, aqui.