Sines, 13 Maio | Parar o Porto de Gás – Tudo o que Precisas de Saber

 

No dia 13 de Maio de 2023, partiremos de vários lugares em Sines. Iremos em manifestação até ao Terminal de Gás Natural Liquefeito do Porto de Sinesa entrada principal de gás fóssil em Portugal. Aqui vamos, com coragem e criatividade, travar o seu funcionamento. Este será um protesto criativo e disruptivo de resistência civil.

Voltar à página inicial da Ação

A nossa ação é divulgada publicamente e todas as pessoas, com ou sem experiência prévia, são bem-vindas a participar, desde que devidamente preparadas. Vamos preparar-nos através da formação em ação de massas tal como participação na apresentação legal e de ação – online e presencial numa das assembleias de ação em Maio.

Convidamos-te a leres o consenso de ação para saberes os acordos entre todas sobre como será esta ação.

1. Como lá chego?

Estamos a organizar autocarros de ida e volta a Sines, a partir do Porto, Coimbra e Lisboa. Estas viagens serão feitas no próprio dia da ação.

Para reservares o teu lugar nestes autocarros e teres informação de horas de ida e volta tal como de ponto de encontro, precisas de:

  1. preencher o formulário de participação (aqui)
  2. fazer a tua contribuição via opencolective (aqui)
  3. enviar o comprovativo por email para agir@pararogas.pt

Pedimos que faças isto antes do final de Abril para podermos garantir autocarros suficientes para todas!

Toda a informação em aqui.

2. Como me preparo?

Para garantir o sucesso da ação tal como a nossa segurança e a de todas as pessoas que nos rodeiam, precisamos de estar preparadas. Para isso todas têm que participar na Formação de Ação de Massas e briefing de ação e legal.

Participa na Formação em ação de massas e cria o teu grupo de afinidade

Na formação em ação de massas vais aprender e treinar várias técnicas de ação direta não-violenta, ter informações sobre legal e criar Grupos de Afinidade (grupos de 5 a 10 pessoas com a confiança e alinhamento necessário para cuidarem umas das outras antes, durante e pós ação, para assegurarmos que ninguém fica para trás).

Toda a informação sobre a Formação de Ação em Massas e próximas datas aqui.

Toda a informação sobre o que são grupos de afinidade e como criares aqui.

Já participei numa formação em ação de massas no passado, devo ir de novo? Se participaste para te preparares para outra ação deverás voltar a participar porque 1) é sempre necessário treinar – não é que estejamos todos os dias a usar estas táticas e ferramentas; 2) receberás informações e formação específica para esta ação; 3) para criares ou solidificares o teu grupo de afinidade;

Já tenho um grupo de afinidade, o que faço? ótimo! Venham juntas a uma das formações e discutam juntas como querem participar na ação, utilizando a checklist de grupos de afinidade.

Lê o manual de apoio legal

Neste manual podes te preparar para todas as situações. Lê e discute com o teu grupo de afinidade. Recolhe dúvidas e trás para as assembleias de ação. Esta ação permite diferentes táticas que têm diferentes consequências legais e impactos reais. Teremos uma manifestação legal onde poderás estar. Precisamos da tua coragem e determinação para travar o funcionamento do terminal de gás.

Consulta aqui.

Participa na apresentação da ação e legal – maio assembleia de ação

Aqui perceberás melhor como será a ação e poderás tirar todas as tuas dúvidas sobre questões legais! Data e local enviado mais perto para participantes da ação.

3. Cuidados a ter

Antes da Ação:

Convidamos-te a participares nas Formações e a refletires sobre os teus limites emocionais, físicos e legais antes da ação. Convidamos-te igualmente a partilhares os teus limites com a tua buddy/grupo de afinidade, aprenderes os sinais e formas de lidar com os seus respetivos limites e troquem contactos.

Caso ainda não tenhas buddy/grupo deves fazê-lo. Este garante uma estrutura de apoio e cuidado mútuo, assim como a tua presença no processo horizontal de tomada de decisões no espaço da ação.

Convidamos-te igualmente a ler o consenso de ação, para compreenderes quais os acordos coletivo para esta ação.

Durante a Ação:

Sabe sempre onde estão os membros do teu grupo de afinidade e buddy e garante o seu bem-estar físico e emocional.

Age se vires situações que quebram com o consenso de ação. A equipa de cuidados estará atenta, porém o bem-estar de todas as pessoas é da responsabilidade de todas.

Pratica empatia, coragem, escuta ativa e comunicação não violenta durante a ação. Participa ativamente nos processos de decisão, através do teu grupo de afinidade e plenário de delegados.

Informa a equipa de cuidados de necessidades tuas ou do teu grupo de afinidade.

Pós Ação:

Reúne com o teu grupo de afinidade num local seguro para partilharem como se sentiram durante a ação, como se estão a sentir neste momento, se tiveram alguma represália, que necessidades têm e como se podem ajudar mutuamente.

Participa igualmente nos momentos de reflexão e avaliação da ação e reporta situações em que seja necessário apoio.

4. O que devo levar para a ação?

Mais perto da ação iremos enviar uma lista a todas. Por agora fica com as sugestões gerais:

  • Garrafa com água
  • Lenços de papel
  • Snacks (frutos secos, cereais, barras energéticas, chocolate, …) – Devido à distância do terminal LNG de possíveis supermercados e restaurantes, aconselhamos que leves comida para o dia.
  • Roupa e calçado confortáveis (roupa que cobre zonas mais sensíveis e sem fios/correntes) – Tem em conta de que ainda não temos previsões sobre a meteorologia no dia da ação, mas veste-te a pensar nisto.
  • Roupa quente para caso seja necessário fazer uma vigília para apoiar possíveis detidas da ação
  • Chapéu/Boné/Lenço
  • Medicação básica ou específica (se for o caso) & pensos ou tampões
  • Dinheiro (pelo menos 10€, poderá dar jeito para refeições)
  • Cinzeiro portátil (se fumares)
  • Elástico para prender o cabelo (se for o caso)
  • Determinação e alegria!

Não tragas:

  • joias
  • objetos que possam incitar à violência (facas, por exemplo)
  • drogas e álcool
  • qualquer material que não cumpra o Consenso de Ação

Nota: traz tudo numa mochila.

5. Equipas na ação

Vamos ter plenários ao longo da ação para decidir os nossos próximos passos. Ao mesmo tempo, vamos também ter equipas para assegurar tarefas específicas, nomeadamente média, cuidados, peacekeeping e legal. Estas equipas estão a ser criadas nas assembleias de ação e formações de ação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo