O terceiro retrato da série documental “Casa, Energia, Vida”, produzida pela campanha Empregos para o Clima, com o apoio do coletivo Habita!.
Gennaro e Mauro dividem a casa entre três pessoas, com um quarto, uma divisão interior e uma sala que com engenho se transforma em quarto de dormir.
Embora se considerem afortunados por viverem entre pessoas com idades e interesses comuns, num mercado de arrendamento em subida incontrolável e num contexto de subida de preços, não partilharem casa não é uma opção.
Imaginaram que ao estudar para exercerem profissões qualificadas, chegariam aos trinta com a alternativa de viver em casa própria. Hoje, Gennaro sente-se privilegiado por pagar menos de € 500 por um quarto-sala e Mauro acredita que mesmo indo para a periferia, a sua condição seria semelhante.
É já esta sexta – 21 de abril – que este e os restantes documentários da série serão exibidos na Biblioteca Palácio Galveias, às 18h30, como ponto de partida para um debate sobre habitação, custo de vida e pobreza energética em Portugal.