Beyond Growth Conference – Para lá do crescimento – Conferência no Parlamento Europeu

No dia 17 de Maio a Campanha Empregos para o Clima esteve no painel sobre Transição Justa na conferência Beyond Growth no Parlamento Europeu ( sabe mais aqui).

Esta foi uma conferência que durou 3 dias e contou com a presença de mais de 1000 pessoas entre cientistas, académicos, sindicalistas, ativistas, membros do parlamento, conselho e comissão europeia, assim como membros de várias organizações da sociedade civil.

Estivémos a partilhar as ideias da campanha e discutir um enquadramento para uma transição justa num painel que contou com a presença de Patrizia Heidegger (European Environmetal Bureau), Éloi Laurent (economista, OFCE, Paris), Brototi Roy (investigadora, universidade de Viena e universidade Autónoma de Barcelona) e Ludovic Voet (Confederação Europeia de Sindicatos).

Foram apontadas várias dificuldades a uma transição energética justa dentro do enquadramento atual, que dificultam a confiança dos trabalhadores de setores intensivos em carbono na transição, e os afastam da luta por justiça climática, assim como a dificuldade dos sindicatos defenderem uma transição justa e os interesses dos trabalhadores através dos mecanismos atuais de diálogo social. Para além disso, foram apontadas questões importantes como o facto de uma transição energética na Europa e Norte Global não se poder concretizar em exploração e modelos neo-colonialistas em outras partes do mundo, assim como a necessidade de garantir que se realiza realmente uma transição e não um crescimento energético em prol do lucro. Assim, ficou clara a necessidade de critérios de justiça global na transição energética, de um investimento público massivo e planeamento para assegurar uma transição justa e criar condições de segurança e garantias para os trabalhadores dos setores intensivos em carbono, através de programas de Empregos para o Clima. A transição deve ser liderada pelo setor público com um forte envolvimento dos trabalhadores, das suas organizações e comunidades para garantir que se traduz num setor energético mais democrático, assim como no investimento em serviços públicos de qualidade e acesso universal, e empregos dignos.

As apresentações e discussão podem ser vistas na íntegra aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo