Ações Principais

Bloqueio da Sede da Galp | Outubro de 2022

Dezenas de ativistas pela justiça climática bloquearam a sede da GALP, nas Torres de Lisboa para interromper a atividade regular e criminosa da empresa de nos conduzir à crise climática e do custo de vida. Ler mais.

Acampamento 1.5 | Julho de 2022

O Acampamento 1.5 em Melides contou com mais de 140 participantes que levaram a Transição Justa até dentro da refinaria da Galp em Sines, às ruas de Sines e ao terminal de Gás Fóssil! Foram 4 dias de debates, formações, convívio e luta com espaço para todas as idades. Ler mais.

Caravana pela Justiça Climática | Abril de 2022

Mais de 120 pessoas marcharam 400 km em Portugal em duas semanas. A caravana passou pelas localidades na zona centro do país mais afetadas pela desertificação, desde incêndios à seca e falta de água, criando pontes com quem lá vive. Ler mais.

Vamos Juntas! | Novembro de 2021

A 18 de Novembro de 2021, mais de 100 pessoas bloquearam a Refinaria da Galp em Sines durante várias horas numa ação de desobediência civil. Fomos à infraestrutura mais poluente do país porque precisamos duma transição justa baseada nas necessidades das pessoas e do planeta, não nas interesses das acionistas da empresa. Ler mais.

Em Chamas | Maio de 2021

No dia 22 de Maio de 2021, mais de 150 pessoas bloquearam a Rotunda do Relógio perto do Aeroporto de Lisboa, a reivindicar Menos Aviões, Transição Justa, e Mais Ferrovia. Ler mais.

Nós Somos os Anti-Corpos | Outubro de 2020

No dia 5 de Outubro os Anti-corpos juntaram-se no Parque Eduardo VII e desceram para a rotunda do Marquês de Pombal.

A escolha do sítio do bloqueio foi baseada no Dia da República, onde os revolucionários lançaram barricadas 110 anos atrás a reivindicar a “res publica” – a coisa pública que é de todos e todas e de ninguém. Ler mais.

Rebelião em Lisboa | Setembro de 2019

A Greve Climática Global em Portugal, numa semana de ação que decorreu entre 20 e 27 de Setembro, viu a realização de várias ações do Climáximo, Extinction Rebellion Portugal e da Greve Climática Global, culminando com a maior greve climática já ocorrida em Portugal e com a ocupação da Avenida Almirante Reis frente ao Banco de Portugal. Ler mais.

Camp-in-Gás | Julho de 2019

Mais de duzentos participantes de todas as idades, um pouco de toda a Europa (e não só!), e outros tantos habitantes locais uniram-se para uma manifestação contra a exploração de gás fóssil e pela justiça climática, sem precedentes na Bajouca, Leiria. Ler mais.

Os vossos lucros vs. O nosso clima | Julho de 2018

Ativistas vestidos como homens de negócio entraram no Ministério do Ambiente e espalharam dinheiro sujo de petróleo por todo o lado, sublinhando os processos corruptos em que o governo tomou o lado das empresas multinacionais contra o interesse público e o planeta. Ler mais.

Climáximo na Ende Gelände | Novembro de 2017

Fomos a Bona na véspera da inauguração da Cimeira do Clima, COP-23 e juntámo-nos à Ende Gelände numa acção para encerrar a mina de carvão de Hambach, a 50km de Bona, uma das maiores minas de carvão (lenhite) do mundo. Ler mais.

EZLN vs. Galp Energia | Maio de 2017

Uma unidade do EZLN – Exército Zoológico de Libertação da Natureza invadiu a sede da GALP Energia em denúncia do furo de petróleo em Aljezur. Ler mais.

Volkswagen: Das Greenwashing.

A poucos dias da Cimeira do Clima em Paris, a Volkswagen, conhecida pelo escândalo de dieselgate, esteve na FIL a fazer greenwashing, quando de repente… Ler mais.

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo