Internacional

actualizado em: Fevereiro de 2023

Fazemos parte das redes:

Climate Justice Action, uma rede europeia de movimentos de base pela justiça climática global, reúne bianualmente para partilhar experiências e discutir estratégias.

Fazemos parte na criação da rede em 2015. Lá aprendemos como organizar acampamentos de ação e desobediência civil em massa. Foi numa reunião da Climate Justice Action que surgiu a campanha By 2020 We Rise Up, que criou um espaço de estratégia para coordenação e escalamento à nível europeu.


Gastivists é uma rede global de organizações de base que lutam contra gás fóssil. Gastivists preparam materiais de divulgação, organizam encontros de ativistas e coordenam dias de ação global.

Somos gástivistas há bastante tempo. Organizámos o acampamento de ação contra gás fóssil e pela justiça climática, Camp-in-Gás, na Zona Centro, com participação dos Gastivists no plenário especial. Neste momento, estamos envolvidas no gástivismo com a campanha portuguesa Gás é Andar para Trás.


Stay Grounded é uma rede internacional de mais de 150 organizações que lutam contra a aviação e por um sistema justo de transporte.

Somos o primeiro membro da rede em Portugal. Somos também um dos fundadores da campanha ATERRA, que é a campanha portuguesa baseada no manifesto da Stay Grounded. Participamos ativamente nas ações da ATERRA.


Subvertisers International é uma rede internacional de coletivos e associações que trabalham contra a publicidade comercial em grande escala e a invasão do espaço público e online por anúncios que têm dois grandes objetivos: obrigar-nos a comprar cada vez mais coisas e manter a licença social das grandes empresas para continuarem a destruir o planeta.

Juntámo-nos à rede em 2022 e fizemos várias iniciativas conjuntas com as ativistas dela.




Coletivos que consideramos organizações-irmãs noutros países

O ATTAC Maroc é um movimento de educação popular orientado para a ação, estando muito envolvido nas lutas em Marrocos contra a globalização capitalista e neoliberalismo. Luta por uma globalização diferente, baseada na solidariedade entre os povos para atingir justiça social, democracia e desenvolvimento solidário.

Colaborámos com o ATTAC Maroc no âmbito do Acordo de Glasgow.


Climacció é um coletivo de ação não-violenta e ecofeminista que luta contra a crise climática em Barcelona. Climacció fez parte das lutas contra o gasoduto MidCat e mais recentemente contra a aviação e turismo em massa.

Organizámos ações e formações conjuntas com Climacció e fizemos parte da campanha ibérica Rebelión por el Clima.


Code Rood (Alerta Vermelho em português) é um coletivo pela justiça climática nos Países Baixos, que luta contra a indústria de combustíveis fósseis. Organizaram ações disruptivas no porto de Amesterdão. Recentemente ganharam a luta contra gás convencional em Gröningen.

Code Rood organizou a ação massiva Shell Must Fall! que inspirou a nossa versão Galp Must Fall.


Collective Climate Justice é um coletivo pela justiça climática na Suíça, que, por razões óbvias, está mais focada na indústria financeira e o seu papel na crise climática. Organizam ações diretas, acampamentos e marchas.

Participámos na Strike WEF contra o Fórum Económico Mundial (no âmbito da segunda onda das mobilizações do By 2020 We Rise Up) que juntou mais de mil ativistas numa caminhada até Davos.


ECOAR))) Global é um coletivo anti-capitalista baseada na Galiza. Produzem materiais de divulgação e fazem parte da campanha Futuro sin Carbon (Futuro sem Carvão em português).

Organizámos ações e formações conjuntas com ECOAR))) Global e fizemos parte da campanha ibérica 2020 Rebelión por el Clima.


Ende Gelände (Fim da Linha em português) é uma aliança abrangente contra o carvão, que une coletivos de base, ONGs e organizações partidárias de esquerda numa luta anti-capitalista pela justiça climática. Ende Gelände organiza ações de desobediência civil em massa nas minas de carvão na Alemanha em que milhares de ativistas invadem as minas de linhite, bloqueando as máquinas para parar as operações.

Organizámos idas de Portugal às acções da Ende Gelände em 2017, em 2019, e em 2022. Tivemos ativistas da Ende Gelände nos Encontros Nacionais pela Justiça Climática para partilhar as suas experiências connosco.


Fossil Free London é um coletivo pela justiça climática baseado em Londres, Reino Unido. No centro da indústria fóssil, organizam protestos e ações diretas não-violentas contra as empresas de combustíveis fósseis e os bancos que financiam a destruição climática.

Apesar de nos termos conhecido antes, a nossa colaboração ficou mais sólida depois dum protesto contra exploração de petróleo no mar que organizaram em Janeiro de 2022 em Londres.


JA! – Justiça Ambiental, membro da ONG internacional Friends of the Earth em Moçambique, trabalha com as comunidades locais em Moçambique nas questões ambientais. Têm vários focos na sua luta mas focam-se principalmente nas questões das florestas, da poluição, das barragens, do acesso das pessoas à água potável e também à exploração de combustíveis fósseis em Moçambique.

Estamos a trabalhar com a JA! na questão da exploração de gás em Moçambique. Organizámos webinars e conversas com os ativistas da JÁ! no âmbito do Galp Must Fall, Quarentena Climática e Gás é Andar para Atrás, e nos últimos tempos estamos a trabalhar com eles para contar a história da exploração de gás em Moçambique, que se cruza diretamente com os ataques terroristas em Cabo Delgado, com violações dos direitos humanos e também com o endividamento de Moçambique.


Limity jsme my (Os limites somos nós em português) é um coletivo de base na República Checa que luta contra carvão. Organizam ações de desobediência civil e acampamentos pelo clima.

Partilhamos experiências e estratégias com Limity jsme my na rede Climate Justice Action.


O MOCICC Peru, Movimiento Ciudadano frente al Cambio Climático, é uma plataforma da sociedade civil peruana que luta contra as alterações climáticas.  Trabalha nas áreas da agricultura, direitos de povos indígenas, energias renováveis, agricultura e compromissos climáticos internacionais.

No início de 2022 organizaram protestos contra a Repsol e o derrame de petróleo que provocou no mar de Ventanilla, no Peru. O MOCICC Peru está também no Acordo de Glasgow.


O ODG – Observatori del Deute en la Globalització é um observatório de pesquisa na Catalunha que desenvolve análises para mostrar os impactos e riscos do sistema político e económico a partir de uma perspetiva ecofeminista. Procura produzir ferramentas para interpretar o contexto atual e promover espaços de construção de alternativas.

Organizámos sessões conjuntas sobre ecofeminismo no âmbito dos V Encontros Internacionais Ecossocialistas com a ODG, e fizemos parte da campanha ibérica Rebelión por el Clima e do Acordo de Glasgow.


Rise Up 4 Climate Justice é uma organização criada em 2019 depois do Venice Climate Camp que decorreu no mesmo ano. É um espaço político radical que quer uma alteração da atual rota política e uma alternativa concreta a um sistema que está a destruir o nosso planeta e a matar o nosso presente e o futuro. Fazem ações e mobilizações contra os gigantes responsáveis pela crise climática. São baseados na região de Veneto, na Itália.

Contámos com a sua presença no Acampamento 1.5, em Melides, e estiveram connosco na ultima versão do Venice Climate Camp.


System Change Not Climate Change é um coletivo pela justiça climática em Áustria. SCNCC luta em várias frentes como por exemplo a luta contra a expansão do aeroporto de Viena e os Klimacamp bei Wien.

Participámos nos acampamentos pelo clima em 2018 e 2019, e trabalhamos com a SCNCC ativamente no âmbito da rede Stay Grounded.




Colaboramos regularmente com:

350.org é uma ONG internacional de pessoas que trabalham para acabar com a era dos combustíveis fósseis e construir um planeta movido pelas energias renováveis. Neste sentido, defendem três premissas a nível global: uma transição rápida e justa para 100% de energias renováveis, terminar com todos os novos projetos de combustíveis fósseis e acabar com qualquer tipo de investimento em “energia suja”.

Trabalhámos com 350.org nas preparações das Marchas Mundiais do Clima e nas lutas contra os contratos de hidrocarbonetos em Portugal.


A Artivist Network é um coletivo de ativistas artistas que apoiam organizadoras e movimentos para se envolverem mais estrategicamente com arte, artistas e cultura, com o objetivo de criar mudança sistémica através da inovação e disseminação de novas formas de intervenção política.

Neste momento estão também a colaborar com os gastivists em projeções de guerrilha para libertar o mundo do gás fóssil.


O Climate Vanguard é um pequeno coletivo de pesquisa e investigação (think-tank) que produz conhecimento para uma transformação radical para travar o colapso climático e para construir um planeta justo e habitável.

Liderado pela juventude, o Climate Vanguard apoia campanhas e o movimento com relatórios e divulgação.


Corporate Europe Observatory é uma organização que pretende trazer à luz os lobbies a decisões de políticas europeias que decorrem à porta fechada, expondo casos de informação privilegiada e portas giratórias. CEO tem campanhas contra os tratados de comércio livre e os mecanismos de arbitragem privada paralela à justiça nacional.

Temos uma forte relação e estamos em contacto permanente com a CEO. Co-organizámos formações contra lobbying e aprendemos deles o conceito de Passeio Tóxico (Toxic Tour). Participamos na campanha Fossil Free Politics (Política Livre de Combustíveis Fósseis), que exige expulsão da indústria de combustíveis fósseis dos processos deliberativos na Europa e rejeição de parcerias entre os decisores políticos e as empresas de combustíveis fósseis.


Counter Balance é uma coligação europeia de ONGs, que pretende evidenciar as contradições que existem entre o investimento público e privado num caminho para um futuro sustentável. Fazem campanhas de denúncia, de informação e de lobbying.

Colaboramos com Counter Balance através de formações e elaboração de relatórios. Mais recentemente, fizemos parte da campanha Fossil Free EIB (BEI Livre de Fósseis) que exige que o Banco Europeu de Investimento deixa de financiar projetos de combustíveis fósseis.


Ecologistas en Acción é uma confederação de mais de 300 grupos ecologistas no Estado Espanhol, que lutam pela justiça ambiental. Estão envolvidas em várias lutas ligadas à ecologia social.

Temos tido uma relação forte com a Ecologistas en Acción. Estiveram presentes nos Encontros Nacionais pela Justiça Climática, nos IV Encontros Internacionais Ecossocialistas, e no Camp-in-Gás. Iniciámos conjuntamente a campanha ibérica 2020 Rebelión por el Clima no âmbito do By 2020 We Rise Up e fizemos parte da coordenação dela. Depois continuámos a nossa colaboração no âmbito do Acordo de Glasgow.


Extinction Rebellion é uma rede internacional que usa ação direta não-violenta e desobediência civil para persuadir os governos a agir justamente sobre a emergência climática e ecológica.

Fizemos parte das preparações da Semana de Rebelião 15-21 de Abril de 2019 e da Rebelião em Lisboa no 27 de Setembro de 2019. Declarámos que vamos participar nas dinâmicas internacionais da Extinction Rebellion e estamos em contacto direto e ativo com o movimento.


Food and Water Europe é o representante europeu da ONG estado-unidense Food and Water Watch. A organização exige comida e água potável para todos promovendo o melhoramento da qualidade de vida das pessoas e a proteção do ambiente, lutando contra as corporações que colocam o dinheiro em frente do ser humano. Assim lutam contra o fracking, a privatização da água e a crescente consolidação da cadeia alimentar.

Trabalhamos com Food and Water Europe na rede Beyond Gas (Para Além do Gás) contra projetos e infraestruturas de gás fóssil. Neste âmbito, já organizámos dias de ação global, formações e conferências em conjunto.

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo