Formação em Ativismo Climático

Não existe de todo controvérsia em relação a estes factos bem conhecidos: as alterações climáticas globais existem; as transformações delas resultantes são tão abruptas que ainda não encontrámos modelos capazes de as descrever adequadamente; estão a conduzir-nos para um futuro cheio de sofrimento humano; teremos que as travar a tempo de impedir o aquecimento de entrar em ciclos de auto-alimentação galopantes e irreversíveis.

Entendamos outro facto importante: limitar o aquecimento global resultante da atividade humana a 2ºC (em relação a níveis pré-industriais) – ou seja, a níveis que nos permitam alguma probabilidade de o planeta não entrar em ciclos de aquecimento galopante – implica deixar mais de 80% das reservas conhecidas de petróleo, carvão e gás no subsolo.

A resolução da crise climática é uma corrida contra-relógio. Nesta luta contra o caos climático, há uma coisa chamada ‘demasiado tarde’.” (May Boeve – 350.org)

Temos de agir. E tem de ser agora.

Por “nós”, não entendemos claro a escassa minoria (menos de 1% dos humanos da Terra) que controla sozinha mais riqueza do que os “restantes” mais de 99%. Por “nós”, entendemos os que têm sofrido ou sofrerão ainda com as secas, a subida do nível do mar, a fome, os furacões, os fogos florestais descontrolados, e toda a destruição material e conflitos sociais resultantes de tudo isto.

Esta formação incluirá os principais componentes do problema do aquecimento global, nomeadamente a ciência, política climática e panorama mundial e nacional, e deixará espaço também para discussão sobre o que podemos fazer nesta luta.


28 de outubro, 10h-17h, Mob (Rua dos Anjos, 12F)


10h00 – 11h30 Ciência Climática

11h45 – 13h00 Soluções falsas vs. Soluções verdadeiras

[Almoço]

14h30 – 15h30 Panorama político: nacional e internacional

15h45 – 17h00 O que fazer: campanhas

Inscrições:

A formação já está lotada.

Estamos a avaliar a possibilidade de marcar uma nova formação no futuro. E já marcámos esta iniciativa: Curso Intensivo em Ativismo Climático


Aqui podes encontrar as apresentações da formação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo