23 Março | Dunas Livres por 1.5

Entre 6 e 10 de Julho vamos acampar no sudoeste alentejano, que é um dos expoentes máximos do capitalismo fóssil em Portugal. Reserva as datas na tua agenda e vem ao “Acampamento 1.5” – climaximo.pt/acampamento-1-5/ – acampamento de acção, em Melides.

Vivemos na década decisiva para agir e impedir que a temperatura média do planeta ultrapasse os 1.5ºC de aquecimento. Cumprir este objectivo significa conter o degelo no Ártico e ondas de calor mortais, significa evitar a extinção em massa de espécies animais e vegetais, significa salvar milhões de vidas.

No dia 23 de Março, vem até à Zona Franca saber mais sobre o acampamento e conhecer melhor um dos parceiros do Climáximo, para este acampamento – o movimento “Dunas Livres”.

23 de Março, Quarta-feira
das 19 às 21h
Zona Franca

O movimento pelas Dunas Livres foi criado em 2020 por um grupo de cidadãos independentes que se uniram na tentativa de proteger o litoral da Costa Azul da ameaça iminente desmesurada de empreendimentos turísticos. Esta é uma zona ecologicamente sensível, onde se encontram algumas das maiores extensões de dunas pristinas do país e da Europa, que desempenham importantes serviços do ecossistema. Devido a um conjunto de decisões tomadas nas últimas décadas no que diz respeito ao ordenamento deste território, atualmente a zona entre Tróia e Melides carece de massa crítica para se manifestar em relação ao destino das suas praias e dunas. Está prevista a construção de empreendimentos turísticos de luxo com centenas de hectares de campos de golf ao longo destes 40km de praia – numa zona que se encontra ameaçada pelos frutos das alterações climáticas como a seca e a subida do nível médio das águas do mar, a adicionar à crise social provocada pela gentrificação prolongada e pelo envelhecimento das populações locais.

O movimento “Dunas Livres” apela à participação de todas as pessoas porque a natureza preservada é o verdadeiro luxo!

Vem envolver-te na construção deste acampamento de acção! Vivemos na década decisiva para agir e impedir que a temperatura média do planeta ultrapasse os 1.5ºC de aquecimento, por isso contamos contigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo