Basta do aumento dos preços de energia

Os preços de energia estão insuportáveis. A pobreza energética já era elevada em Portugal, e agora está incomportável. A subida de preços já não se fica pela energia, vai se alastrando, e chega a fazer das compras de supermercado um luxo. Os monopólios jogam com os preços e com as nossas vidas. Rejeitamos os pretextos da guerra para aumentar os lucros das multinacionais petrolíferas.

O governo é responsável por esta situação. Ao adiar os investimentos cruciais em energias de fontes renováveis, deixou-nos nas mãos dos mercados de combustíveis fósseis. Agora, ao cortar os impostos sobre os combustíveis, apenas adia a resolução do problema.

A energia é um bem comum. Exigimos não ver o dia da chegada das contas como uma fatalidade. Exigimos energia gratuita para todas as famílias para ninguém ficar em pobreza energética. Exigimos preços máximos de energia e controlo de preços de todos os bens essenciais. Exigimos mais impostos sobre lucros das grandes empresas petrolíferas. Exigimos democracia energética. Exigimos investimentos em energias renováveis que garantem baixos preços e independência dos caprichos dos mercados. Exigimos descarbonização das nossas fontes energéticas para garantir um planeta habitável.

Fim do mês. Fim do mundo. A mesma luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo