A Climáximo subscreveu a convocatória lançada pela PATAV e junta-se a várias outras organizações para a Marcha de consciencialização contra o transporte de animais vivos.
“A 14 de junho de 2015, o navio Trust1 aportou na Somália com 13.000 cadáveres de ovinos que não resistiram à desidratação, fome e exaustão. Por razões burocráticas, este navio foi impedido de aportar no país de destino (Jordânia) após uma longa viagem desde a Roménia.
Não se trata de um episódio único: burocracias, avarias, condições climáticas e questões fitossanitárias têm causado a morte de milhares de animais que são transportados da Europa para o Médio Oriente.
Desde 2015, que a Compassion In World Farming assinala o dia 14 de junho com ações de protesto e sensibilização, desafiando todos os países que importam ou exportam animais vivos a promover ações semelhantes.
Em 2017 a PATAV juntou-se aos mais de 40 países que anualmente promovem centenas de ações nesta data.
Em 2022 vamos unir todos aqueles que se reveem nesta luta para encetar uma marcha conjunta, exigindo o fim da exportação de animais vivos por via marítima de Portugal para países terceiros.”