Activistas denunciam a Navigator, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e a Celbi como culpadas pela situação atual dos incêndios florestais em Portugal.
*
Um grupo de ativistas do Climáximo esteve esta manhã frente à sede da The Navigator Company e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, em Lisboa, assim como à frente das infraestruturas da The Navigator Company e da Celbi, na Figueira da Foz para denunciar as fortes responsabilidades destas entidades na situação atual dos incêndios florestais em Portugal e nas vidas de milhares de pessoas.
Há responsabilidade direta das grandes celuloses, Navigator Company, Grupo Altri e a associação Celpa, nos incêndios florestais. O governo, através do ICNF e da APA, é conivente com a atual situação. A febre do eucalipto continua a queimar Portugal, destruindo as populações locais e enchendo de dinheiro os bolsos de acionistas.
Além dos eucaliptos e do abandono que promovem, agravando os incêndios, as celuloses são ainda responsáveis por uma gigante quantidade de emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera, feito através das suas fábricas.
A The Navigator Company é a empresa que mais emite gases com efeito de estufa no país. Qualquer plano contra incêndios necessita de ser um plano contra mais emissões de Gases com Efeito Estufa, isto não pode passar por deixar a The Navigator Company, a empresa mais emissora em Portugal, a operar livremente.
Vocês percebem é de azeite
Uma breve pesquisa por artigos científicos australianos sobre incendios florestais e eucaliptos explica o conhecido nome dado ao eucalipto: a árvore gasolineira.
Para contextualizar: o eucalipto é uma arvore australiana e constitui uma grande percentagem da floresta australina.
Nao é conspiração, não é moda. É a verdade. Falem com bombeiros, vao até aos terrenos onde estao os eucaliptais.