O Just Stop Oil, colectivo pela justiça climática no Reino Unido, começou uma campanha de desobediência civil no dia 1 de Outubro com um bloqueio de quatro pontes em Londres por milhares de pessoas. A coligação “We Can Win” que convocou esta acção conta com o apoio de várias organizações e tem reivindicações contra a pobreza energética, contra os cortes nos salários e pensões, contra os novos projectos de combustíveis fósseis, pela igualdade, pela paz, pelos direitos laborais e por uma transição justa e rápida.
A partir do dia 1 de Outubro, o Just Stop Oil voltou a Westminster em Londres todos os dias, numa campanha de resistência civil contínua. O que reivindicam é que o governo pare com os novos projectos de combustíveis fósseis.
Mais de 400 pessoas foram detidas nos protestos e o Just Stop Oil tem 5 activistas na prisão.
Nada disto fez notícia.
Depois de duas semanas de acções, no dia 14 de Outubro, duas activistas atiraram sopa a um vidro (que protege uma pintura de Van Gogh), e já são notícia até em Portugal.
*
As activistas têm 20 e 21 anos. Compreendem a crise climática em que vivemos e estão a ser honestas consigo próprias. Estão ansiosas porque não querem viver no colapso climático. Estão indignadas com o negacionismo climático estabelecido na comunicação social e nas instituições. Estão também furiosas com a população geral que continua a vida como se tudo fosse normal.
O Climáximo está grato ao Just Stop Oil e a todas as organizações que nos fazem lembrar a crise em que vivemos e que trazem o assunto ao espaço público.
*
Foi a indústria de combustíveis fósseis que nos trouxe à crise climática e à crise de custo de vida. É a indústria de combustíveis fósseis que nos prende neste sítio onde estamos, aparentemente sem qualquer possível saída à vista. Parar a indústria de combustíveis fósseis não é só uma responsabilidade dos políticos, das organizações não governamentais, dos tribunais ou das “outras pessoas”.
A pergunta que temos para nós e para toda a gente é: Sabendo o que sabemos sobre a crise climática, o que vamos nós fazer?
***
Mais informações sobre Just Stop Oil: https://juststopoil.org