Desde verão, estamos a experimentar um novo modelo para substituir as nossas reuniões introdutórias. São as sessões Entra no Clima que organizamos mensalmente em sítios diferentes, onde apresentamos o coletivo, as campanhas e também outros temas de interesse. A última foi ontem com vinte pessoas. Não tirámos fotos porque estávamos focadas em conversas com a malta na sala e isso escapou-nos. 🙂
Se não conseguiste aparecer ontem, podes ainda aparecer na próxima que vai ser no início de Fevereiro. Mas não precisas de esperar até lá que temos muitas iniciativas em que podes envolver-te já.
A nova plataforma de ação Parar o Gas (www.pararogas.pt) convida-te para juntares-te às ações contra o gás fóssil que nos está a levar para a crise climática e a crise de custo de vida ao mesmo tempo. (Já viste a última ação?)
- No dia 7 de Janeiro às 17h00, há uma Formação em Ação Direta para preparar ações de “denunciar o crime”. Sabe mais, aqui.
- A plataforma também convoca uma ação de massas para a Primavera e as preparações já começaram. No dia 19 de Janeiro, às 18h30, há uma Assembleia de Ação para discutir porque parar o gas, onde podes também explorar como podes envolver-te no movimento. Sabe mais, aqui.
A campanha ATERRA lançou uma nova onda de mobilizações num âmbito internacional, para Abolir Jatos Privados (https://aterra.info/abolirjatos/). Jatos são a forma mais eficaz de queimar o planeta e por isso está a ser planeada uma semana internacional de ações em Fevereiro.
- A equipa está a organizar apresentações relâmpago em espaço público (foram já feitas dezenas só nesta semana) e podes juntar-te e ajudar na divulgação.
- Estão a ser organizadas sessões públicas para mobilizar mais pessoas para a causa: no dia 7 no espaço cultural Com Calma, no dia 17 na Zona Franca nos Anjos, no dia 18 na Livraria Tigre de Papel, no dia 20 na Quinta dos 7 Nomes em Colares.
- Marca na tua agenda e segue-nos nas redes sociais @menosavioes .
A campanha Empregos para o Clima (www.empregos-clima.pt) tem vários grupos de trabalho ativos este ano. O Grupo de Trabalho “Serviço Público de Energia Renovável” defende energia pública, renovável e democrática contra a crise climática e energética.
- Para sensibilizar a população e os trabalhadores sobre este tema, vai haver distribuição de panfletos no dia 6 na estação do Cais do Sodré, no dia 9 na sede da REN, e muitos mais para serem anunciadas em breve.
- O grupo de trabalho também está a organizar iniciativas para a Semana Internacional de Ações contra a Pobreza Energética, de 20 a 24 de Fevereiro.
- Podes explorar os grupos de trabalho e envolver-te, aqui.
Finalmente, o 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática vai acontecer nos dias 11 e 12 de Fevereiro em Coimbra, onde o movimento pela justiça climática vai juntar-se para definir a agenda do ano de 2023. Inscreve-te aqui.