A campanha Empregos para o Clima defende a criação de um serviço público de energias renováveis como um elemento essencial para travar a crise climática e de custo de vida, assim como outras crises sociais estruturais. A este serviço público estaria associada a criação de milhares de Empregos para o Clima.
A energia é um bem essencial, e por isso deve ser gerida democraticamente na ótica do serviço público. Isto é especialmente importante face ao papel do sistema energético nas alterações climáticas. Precisamos de uma empresa pública de energias renováveis porque os serviços essenciais e o futuro da humanidade não podem ficar à mercê das mãos invisíveis das corporações fósseis. Produzir e distribuir energia de acordo com o interesse público é fundamental para qualquer plano de transição climática justa, estabilizando os preços e garantindo acesso universal a energias renováveis, enquanto se criam milhares de Empregos para o Clima. Precisamos de um serviço público de energias renováveis porque uma transição energética justa, que sirva as pessoas só pode acontecer se for liderada pelo setor público com participação e escrutínio das pessoas. Esse é o plano para travar o colapso climático e garantir segurança, resiliência e soberania energética.
Junta-te ao grupo de trabalho Energia Pública Renovável da campanha para te envolveres nas atividades da campanha, preenchendo o formulário em https://www.empregos-clima.pt/envolve-te/.