ACTUALIZAÇÃO: TODAS AS 102 ATIVISTAS DO CLIMA FORAM LIBERTADAS, DEPOIS DE TEREM ESTADO DETIDAS DURANTE MAIS DE 24 HORAS.
Genebra, 23.05.2023 – Cem ativistas climáticos de 17 países. que apoiam a Greenpeace, Stay Grounded, Extinction Rebellion, Scientist Rebellion e outros grupos que lutam pela justiça climática estão temporariamente detidas após um protesto pacífico contra a maior feira de jatos privados da Europa, a Convenção e Exposição Anual da Aviação Executiva Europeia (EBACE) em Genebra. Permanecem sob custódia policial. As ativistas relatam o uso de gás pimenta e ferimentos após a intervenção policial. Greenpeace, Stay Grounded, Extinction Rebellion e Scientist Rebellion, que são apoiadas pelas ativistas, estão extremamente preocupadas com estes relatos de uso excessivo da força contra os manifestantes pacíficos e exigem a libertação imediata de todas as envolvidos.
Mira Kapfinger, da rede Stay Grounded, afirmou: “Esta é uma das maiores feiras de jatos privados do mundo – um mundo que está a caminhar para o colapso climático. Foi totalmente legítimo perturbar estes empresários. Enquanto eles estão a comprar jatos cada vez maiores e mais poluentes, outros estão a sofrer as graves consequências das ondas de calor e das inundações”.
Klara Maria Schenk, especialista em transportes da Greenpeace, disse: “Uma coligação europeia única de 100 corajosas ativistas de 17 países perturbou hoje gravemente a excessiva festa de champanhe de uma elite super-rica – o maior evento de venda de jatos privados da Europa. A sua exigência é inequívoca: a aviação privada deve ser remetida para os livros de história. Apoiamos as aativistas e exigimos a sua libertação imediata”.
Cordula Markert, da Scientist Rebellion, afirmou: “Nesta fase da catástrofe climática, é absolutamente irresponsável continuar a criminalizar as manifestantes pacíficas do clima em vez das pessoas e empresas que estão a contribuir desproporcionalmente para o problema. Nós, enquanto sociedade, precisamos de nos livrar de formas de vida ultrapassadas, insustentáveis e injustas. Está na altura de os políticos darem um passo em frente, fazerem o que dizem e proibirem os jatos privados”.
Pouco depois da abertura da feira, as ativistas entraram na área de exposição do aeroporto de Genebra, onde estão expostos cerca de 50 aviões privados de luxo. Acorrentaram-se às entradas dos jatos privados, seguraram cartazes com as mãos ao estilo dos avisos de saúde nos maços de cigarros e exigiram a proibição dos jatos privados.
Contrariamente a várias notícias enganosas veiculadas pelos meios de comunicação social, as ativistas nunca entraram nas pistas de circulação ou nas pistas do aeroporto. As ativistas deixam claro que, em momento algum, tencionaram perturbar o tráfego aéreo comercial no aeroporto de Genebra. As ativistas optaram por não entrar nem atravessar as vias de circulação ou as pistas em momento algum e optaram por utilizar apenas as estradas de serviço. Tal não deverá ter afetado de forma alguma a segurança das operações de voo. A polícia do aeroporto foi imediatamente informada pelas ativistas no início da ação pacífica e as manifestantes mantiveram-se em contacto permanente. para evitar qualquer situação perigosa, ou má interpretação da escala e objetivo da ação em curso, por parte das autoridades aeroportuárias.
As porta-vozes da Greenpeace, Stay Grounded, Scientist Rebellion, Extinction Rebellion estão disponíveis para entrevistas em francês, inglês e alemão.
Fotos de alta resolução e material de vídeo estão disponíveis aqui: https://flic.kr/s/aHBqjAEJaj
Descarregue o briefing do movimento climático para os media sobre a aviação privada aqui: https://stay-grounded.org/wp-content/uploads/2023/05/Private_Aviation_May_2023.pdf
CONTACTOS PARA OS MEDIA:
Stay Grounded
Mira Kapfinger, ativista da Stay Grounded, press@stay-grounded.org
Gabinete de imprensa da Stay Grounded, +43 (0) 670 3534311, press@stay-grounded.org
Greenpeace
Klara Maria Schenk, responsável pela campanha de transportes da Greenpeace Europa Central e Oriental, +43 (0)664 88 17 22 67, kschenk@greenpeace.org
Gabinete de imprensa da Greenpeace International, +31 (0) 20718 2470, pressdesk.int@greenpeace.org (24 horas)
Scientist Rebellion
Cordula Markert, Scientist Rebellion Alemanha, scientistrebellion_GER@protonmail.com
Extinction Rebellion
Joël Perret, Extinction Rébellion Genève, joel.perret@proton.me