Climáximo participa em ação da This is Rigged na Escócia

O slogan da Highland Land League há 150 anos, e as palavras que ainda inspiram as ativistas da This Is Rigged.

Durante a enorme crise de custo de vida que a Europa e a Escócia enfrentam, e apenas um mês após o país (famosamente húmido e chuvoso) ter quase ficado sem água numa seca devastadora, o Climáximo participou na onda de ações organizada em Edinburgo em julho deste ano pela This Is Rigged, um coletivo por justiça climática na Escócia formado o ano passado.

As suas reivindicações são simples: que o governo escocês se oponha a novos projetos de combustíveis fósseis e que assegure uma transição justa para os trabalhadores deste setor. E quando o governo não faz o mínimo para assegurar a nossa existência, o que é suposto o povo fazer?

Ao longo de três semanas, mais de 50 ativistas mostraram a coragem com que temos de responder à indiferença daqueles no poder.

Assegurámos que a crise climática não é ignorada, pintando um retrato do rei: “The People Are Mightier Than a Lord”

Bloqueando estradas, colando-se a portões e acorrentando-se aos oleodutos, desarmaram os responsáveis, impedindo o funcionamento da refinaria de Grangemouth, responsável por abastecer 70% do combustível automóvel do país, 4 vezes ao longo de duas semanas.

Quando a onda de ações estava programada para terminar, Rishi Sunak, primeiro ministro do Reino Unido, anunciou ter aprovado mais 100 novos projetos de combustíveis fósseis. Foi aqui que as ativistas, já detidas várias vezes, perceberam que o seu trabalho não tinha acabado. Dispostas a enfrentar as consequências, todas menores que as do colapso iminente, foram ao parlamento escocês, pintaram-no com o sangue das vítimas da crise climática, e exigiram que o governo escocês “grew a backbone”, e se opusesse à tirania fóssil de Inglaterra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo