Posição do Climáximo sobre COP-21

Em Dezembro de 2015 vai realizar-se a Conferência do Clima em Paris (COP-21).

Revemo-nos nas palavras do Climate Space:

“Sabemos o que irá sair de Paris e não será a mudança de sistema que queremos, mas sim mais poder corporativo, mais mercados de carbono e mais soluções tecnológicas perigosas que levarão à financeirização da natureza. Sabemos o que irá sair de Paris, e que não significará deixar os combustíveis fósseis no subsolo, mas antes conceitos ambíguos, como “zero emissões líquidas”, que abrirão a porta à geoengenharia.”

Não há maneira de escaparmos ao que já é uma realidade: temos de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em 80% ao nível mundial para evitar um aumento de 2ºC da temperatura global, o que alteraria drasticamente as condições de habitabilidade para milhões de pessoas em todo o planeta.climatespacephoto

Tomando parte na Climate Justice Action, pretendemos “usar as negociações da COP em Paris como um momento de luta coletiva pelo clima e a justiça social:

  • Queremos democratizar o discurso climático e alargar o foco, de mudanças climáticas para uma mudança de sistema.
  • Com atos de desobediência criativa vamos enfatizar o potencial real de alternativas e confrontar o sistema falhado do capitalismo.
  • Esta será uma celebração de unidade na diversidade.
  • Paris será uma experiência poderosa e revitalizante que continuará a construir o nosso movimento e a amplificar as vozes das comunidades afetadas, em 2015 e para além dele.”

Vamos mobilizar-nos em Portugal e no mundo inteiro, seguindo o calendário de mobilização internacional.

Na COP-21, vamos participar nos Jogos do Clima (Climate Games):

“Em Dezembro de 2015, o poder corporativo vai apostar numa jogada de alto risco nas negociações do clima da ONU. Os grupos de pressão da indústria fóssil e os agentes comerciais de falsas soluções conspiram para dominar a cimeira. Mas desta vez será diferente: os movimentos globais de Blockadia vão convergir para obstruir as suas atividades corrosivas, interceptar a sua influência e removê-los da política.

Prepara-te para o maior jogo de aventura de ação direta de desobediência civil não violenta do mundo nas ruas de Paris, no ciberespaço e mais além.”

Vem às nossas reuniões, envia-nos um mail, contacta-nos no Facebook, participa no movimento internacional para a justiça social e climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo