– Houve algumas dúvidas sobre o funcionamento do curso (e sobre como o Climáximo visa organizar eventos deste género). O processo na sua integridade é assim:
- preenches o formulário de contacto e escolhes as sessões em que queres participar;
- uma semana antes da cada sessão, recebes por email um formulário de confirmação;
- preenchendo este formulário, dás-nos uma ideia de quantas pessoas vão estar presentes e qual é o nível de conhecimento dos participantes;
- olhando aos formulários, reestruturamos o conteúdo e o formato da cada sessão, ou seja fazes parte da preparação;
- nas sessões, usamos ferramentas participativas porque o nosso objetivo não é criar meros especialistas do clima mas formar ativistas climátic@s*;
- @s facilitadorxs estão a usar moderação progressiva;
- em cada sessão, propomos um percurso para te envolveres em ativismo climático;
- partilhamos todas as apresentações no nosso site.
– Os nossos principais meios de comunicação são o nosso site e por email. Vais descobrindo que tentamos usar ferramentas alternativas online. As redes sociais às vezes não nos deixam organizar a informação da melhor forma. (E, já agora: Facebook não é o teu amigo, és a mercadoria do Facebook.* 😉 )
– Descobrimos que precisamos dum espaço maior para o Curso. Improvisando, estamos a marcar sítios diferentes para cada sessão. (Isto deve estabilizar brevemente.) Mas o Facebook não nos permite mudar o local do evento. Por isso, fica atento aos teus emails, em que explicamos todas as informações sobre a sessão.
– O Curso não é certificado.
– Os donativos não são obrigatórios mas são necessários. 😉 O GAIA é uma associação que tem um centro social em Alfama, que implica vários custos fixos. O Climáximo é um coletivo auto-financiado e estamos a preparar várias ações. Não vemos os donativos como pagamento de um serviço, são realmente donativos para movimentos da justiça ambiental.