Dia 27 de Setembro, dia da Greve Climática Global, antes das enormes concentrações no dia 7 de Outubro em cidades espalhadas pelo globo com Londres, Madrid, Buenos Aires, Nova York, Auckland, Paris, Berlim, Melbourne e depois de mais uma semana de ações em Portugal teremos a nossa grande Ação de Rebelião aberta no coração de Lisboa.
Deparamo-nos com uma grave crise climática e ecológica, potenciadora de cheias, fogos florestais, fenómenos meteorológicos extremos, ruptura de colheitas e o colapso da sociedade como a conhecemos. A política institucional – assente no sistema político-económico vigente – mostra-se incapaz de lidar com a situação. Eleições, petições e manifestações traduziram-se em inação dos governos nas melhores das situações, vontade de acelerar a catástrofe na maioria destas. Face a isto, rebelamo-nos.
Fazemo-lo para impedir que esta governação impeça as gerações presentes e as futuras de poder usufruir dum luxo que a humanidade desfruta desde a existência da civilização: um planeta digno. Assim exigimos que as 3 reivindicações sejam cumpridas:
– Declaração de emergência climática e ecológica
– Neutralidade carbónica até 2030 e parar a perda de biodiversidade
– Criação de Assembleias de Cidadãos
Mais informações em: http://rebeldespelavida.climaximo.pt/reivindicacoes/
Esta ação será uma ação direta não violenta, sendo o nosso consenso desta fundado nos 10 princípios do Extincton Rebellion:
1 – Temos uma visão partilhada de mudança
2 – Definimos a nossa missão naquilo que é necessário
3 – Precisamos de uma cultura regenerativa
4 – Desafiamos abertamente o nosso sistema tóxico
5 – Valorizamos a reflexão e aprendizagem
6 – Congratulamo-nos com todos e cada parte de cada um
7 – Activamente mitigamos o poder
8 – Evitamos culpar e envergonhar
9 – Somos um movimento não-violento
10 – Baseamo-nos na autonomia e na descentralização
Nós, que estamos a preparar acção, criaremos um espaço de rebelião aberto, seguro e nunca esquecendo o propósito da nossa presença. Contaremos com um programa direccionado para a urgência climática, outras causas sociais, mas também festivo. O curso da acção será decidido em conjunto, pelo plenário dos delegados e pelas ativistas coordenadoras da acção.
Quando tivermos estabelecido a nossa presença, qualquer pessoa que subscreva os princípios e valores do Extinction Rebellion é convidada e bem vinda ao espaço de Rebelião. O local exato será divulgado em altura oportuna.
Aparece. Divulga. Traz a família, amigos e amigas. Junta-te à luta.
Formações de Desobediência Civil: http://rebeldespelavida.climaximo.pt/formacoes-de-desobediencia-civil/
Mais informações: http://rebeldespelavida.climaximo.pt/