14, 21, 22 e 29 de Dezembro
14 Dezembro | Reunião Introdutória
A COP falhou. A COP2 também falhou. A COP3 também falhou. E a COP21 também. E a COP26 também falhou. Na verdade, não falharam tanto. Cumpriram o seu propósito de tornar a crise climática em lucro. Se alguma vez pensámos que os governos e/ou as multinacionais podiam resolver a crise climática, esta já é uma proposta testada e falhada. Somos nós aqueles de quem estávamos à espera.
O Climáximo é um colectivo aberto, horizontal e anti-capitalista que luta pela justiça climática. Podes ter ouvido falar de nós por acções como Anti-corpos, Em Chamas ou Vamos Juntas. Podes ter ouvido falar de nós por causa das campanhas ATERRA, Empregos para o Clima ou Gás é Andar para Trás. Podes ter ouvido falar de nós devido às Marchas do clima ou simplesmente na comunicação social.
Temos propostas políticas, temos estratégias para ganhá-las e temos planos de acções.
Vem conhecer o que fazemos e o que propomos. Talvez seja isso que procuravas de cada vez que lias as notícias.
No dia 14 de Dezembro, terça-feira, às 18h00, aparece no CIDAC (Rua Tomás Ribeiro 3-9, Picoas, Lisboa) e traz a tua raiva.
21 Dezembro | Conversa: O Climáximo está a falhar no seu compromisso. Diz-nos o que melhorar.
Isto não está a correr bem, mas tem de. É preciso mudar tudo (nas nossas sociedades), antes de tudo mudar (pela crise climática). Se ainda vivemos no capitalismo, se ainda não temos justiça climática, então temos de mudar-nos porque pelos vistos não estamos a vencer. Queres ajudar-nos nisto?
Estamos num período de avaliação e queremos envolver-te também. Nesta conversa pouco estruturada, na verdade queremos mais ouvir-te a ti do que nós falarmos.
Traz ideias, traz críticas, traz sugestões.
21 de Dezembro, terça-feira,
às 21h30,
na Sirigaita (Rua dos Anjos 12F, Intendente)
22 Dezembro | Desobedientes na Zona Franca
A malta do Climáximo vai servir o almoço e o jantar na Zona Franca no próximo dia 22 de Dezembro, quarta-feira.
Vamos também ter uma conversa informal sobre desobediência civil pela justiça climática e as novas tácticas de bloqueio de infraestruturas. Inspiradas pela Ende Gelände da Alemanha, foi organizada uma acção directa em Novembro, com o título Vamos Juntas, na refinaria da Galp em Sines. Foste à acção? Ou já ouviste falar? O que achaste? Funcionou? Funciona? Se não tinhas ouvido antes, vem saber mais.
Almoço: entre as 13h00 e as 15h00
Conversa: às 18h00
Jantar: a partir das 19h00
22 de Dezembro, quarta-feira,
Zona Franca Nos Anjos (Rua de Moçambique 42, Lisboa)
29 Dezembro | Lightning Talks: Clima
7 apresentações de relâmpago (20 slides, 20 segundos cada), 7 minutos cada.
Sobre? Sobre o clima, sobre a vida, sobre o ano que foi, sobre o ano que vem.
Quem? Tu, eu, e a malta.
Vamos servir jantar vegan.
Se tiveres algo sobre clima para apresentar (um projecto, um pensamento, uma experiência, uma provocação?), manda-nos e-mail a dizer quem és e sobre o que querias falar. Nem a malta do Climáximo vai saber a tua apresentação antes do evento. Manda email não para o Climáximo mas para snn [símbolo @] riseup [ponto] net . 😉
29 de Dezembro, quarta-feira,
às 19h00,
Sirigaita (Rua dos Anjos 12F, Intendente)