Página principal do 7º Encontro Nacional pela Justiça Climática AQUI.
Não deixes a inércia e inação tomar conta de ti. Aqui ficam +5 motivos pelos quais deves participar no 7ª Encontro Nacional pela Justiça Climática, a 11 e 12 de Fevereiro, Lisboa.
1. Compreenderes as raízes comuns entre as lutas e os desafios que enfrentamos
Durante as sessões de sábado vamos à raiz dos problemas, procurando o que é comum entre as lutas e os desafios que enfrentamos. Sabemos que a razão da crise climática é o capitalismo, alicerçado no colonialismo e patriarcado.
Qual a ligação entre descolonização e justiça climática? e entre exploração animal e justiça climática? Qual a relação entre género e água? Como é que os oceanos afetam o clima? O que é pobreza energética? Porque estamos a pagar tanto de conta de gás?
Vem descobrir!
2. Conheceres as lutas da linha da frente de norte a sul de Portugal
Vem conhecer as linhas de frente no sudoeste alentejano, a luta que está acontecer atualmente sobre mineração em Portugal e porque é que o movimento vai por os pés à estrada no centro de Portugal.
3. Envolveres-te nos planos do movimento pela justiça climática para 2022
Em cada sessão falaremos não só sobre os desafios que enfrentamos mas igualmente sobre as soluções e quais os próximos passos. Durante as pausas podes visitar bancas de cada organização e conhecer um pouco melhor o que estão a fazer e como te podes envolver.
Terminaremos o sábado com o plenário “O nosso tempo é agora – Agenda pela Justiça Climática” onde vamos falar sobre os planos do movimento pela justiça climática para a primeira parte de 2022!
Vem se queres envolver-te na Grande Caravana pela Justiça Climática, Acampamento 1.5 e outras iniciativas e planos.
4. Explorares o papel da arte na luta pela Justiça Climática
Desafiámos mais de 10 artistas a fazerem peças sobre o que é para elas Justiça Climática.
Na sexta-feira, teremos uma conversa com algumas delas na P.R.A.Ç.A. (Polo da Reviravolta Ambiental Cultural e Artística) no Mercado do Rato a partir das 19h00 sobre o papel da arte na luta pela justiça climática.
Durante sábado poderás encontrar o seu trabalho no Liceu Camões.
5. Espaço para todas as idades
Durante sábado teremos um espaço criança com jogos, atividades e brincadeiras artísticas para crianças dos 3 aos 10 anos.
Nota; para melhor gestão deste espaço, indica-nos na inscrição se trazeres crianças e as suas idades.
O caos climático e colapso civilizacional será um resultado do business as usual, de deixar tudo como está. É pela inação. É pela inércia sistémica. É por continuarmos as nossas vidas, ignorando que a nossa casa está a arder. A realidade é assustadora mas não a temos que enfrentar sozinhos. A sociedade não está condenada. É ainda possível mudar o rumo. Para isso temos que agir. Todas. Agora.