O novo normal da eletricidade inflacionada
Dados mostram que os últimos quatro meses marcaram um “novo normal” de eletricidade transacionada em torno dos 200 euros por MWh, um nível caro para os padrões históricos do mercado ibérico (que rondavam, em média, os 50 a 60 euros até 2020) e que está a começar a ser sentido por diversos consumidores intensivos de eletricidade ao penalizar as suas estruturas de custos.
Capacidade solar de Portugal continua a crescer
A energia solar continua a crescer de ano para ano. Em comparação, nos anos anteriores a maior expansão anual ocorreu em 2019 com um aumento de 252MW, o ano de 2021 viu um incremento de capacidade em 701 MW. Resta entender se esta subida significará um abandono dos combustíveis fósseis, ou simplesmente uma expansão exarcebada da energia consumida.
Seca começa a ter consequências no uso das barragens
Cinco barragens da EDP vão ter a produção de eletricidade suspensa, noutra será a rega. Com o desenrolar do problema da interrupção da produção de eletricidade teremos um agravamento do problema dos preços dos combustíveis fósseis, podendo aumentar os custos da eletricidade.
Com agravar das alterações climáticas, isto será apenas um prelúdio das consequências a vir.
Legislativas 2022 com maioria absoluta do PS
Partido Socialista confirma a maioria absoluta deixando o PSD à distância. O Chega e a Iniciativa Liberal tornam-se as terceiras e quartas forças políticas, respetivamente. O Bloco de Esquerda e a CDU sofre perdas, ficando com cinco e seis deputados, respetivamente.
Isto tem implicações diretas em frentes como, por exemplo, o novo aeroporto, a agenda da mineração e a distribuição de fundos europeus.
Crise Climática versus Jogos Olímpicos de Inverno
O aumento das temperaturas causado pela escalada da crise climática sentencia futuros Jogos Olímpicos de Inverno. As dificuldades em encontrar cidades-sede com neve e gelo suficientes põem em causa as futuras edições. Se as emissões globais dos gases de efeito estufa continuarem na sua trajetória atual, apenas um dos 21 locais anteriores seria capaz de sediar os Jogos de forma confiável no futuro.
Cancelamento de exploração de petróleo e gás natural no Golfo do México
Um juiz federal dos EUA invalidou o maior leilão de concessões offshore de petróleo e gás natural na história do país.
A decisão, anula um leilão de uma área com 32 milhões de hectares no Golfo do México, dos quais 0,6 milhão de hectares estavam destinados à exploração de petróleo e gás natural.
As petrolíferas Shell, BP, Chevron e ExxonMobil pagaram um total de 192 milhões de dólares pelas concessões, cuja exploração ainda não arrancou, porque grupos de defesa ambiental iniciaram uma acção em tribunal para anular o leilão.
O juiz Contreras concordou com os ativistas, chamando de “arbitrária e caprichosa” a análise feita pela Administração Trump para justificar as concessões e alegando que o Governo não teve suficientemente em conta a crise climática.
Destruição de recifes de coral na Austrália
Em dezembro, as temperaturas sobre a Grande Barreira de Corais foram as mais altas já registadas, com níveis alarmantes de calor que colocaram a joia do oceano à beira de outro branqueamento em massa de corais.
Entretanto, o governo australiano anunciou mil milhões de dólares para a conservação de recifes nos próximos nove anos se vencer a próxima eleição – uma promessa marcada por alguns como uma tentativa cínica de impedir que o recife seja colocado na lista de património mundial “em perigo” já em julho.
Derrame de petróleo na costa Peruana
Confirma-se uma “mancha oleosa” no Terminal Multibóias nº 2, a mesma área onde ocorreu o derramamento de óleo 10 dias antes.
Como já falado na semana passada, o derrame de 15 de Janeiro, com um volume de seis mil barris de petróleo, aconteceu num oleoduto de uma refinaria da Repsol. A empresa afasta, no entanto, quaisquer responsabilidades, atribuindo as culpas à ondulação marítima forte registada no Pacífico devido à erupção do vulcão no arquipélago de Tonga. Dez dias depois avalia-se que a perda esteja a rondar os 10 mil barris.
Compromissos de neutralidade climática em Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou os compromissos do município no âmbito da “Missão 100 cidades com impacto neutro no clima e inteligentes até 2030”, inclusive o reforço do investimento no transporte público e nas redes pedonal e ciclável.
No entanto, torna-se complicado acreditar nestes compromissos, dada as restantes iniciativas do executivo, em concreto, na aposta nos carros individuais e no fraco progresso da rede de transportes públicos. Entretanto, o executivo PSD está a concluir a abertura de estações da rede de bicicletas GIRA, lançadas pela governação anterior.
Mulheres na Polónia mobilizam-se contra proibição do aborto
Vários protestos estão em andamento em toda a Polónia após a morte de uma mulher de 37 anos que teve um aborto recusado, a morte de Agnieszka marca o primeiro aniversário da decisão de 2021 que declarou ilegal o aborto devido a anormalidades fetais. A All-Poland Women’s Strike convocou pessoas de todo o país a fazer piquete nos escritórios do partido governante “Lei e Justiça” e a organizarem bloqueios nas estradas nos próximos dias.