Radar Climático – 16 de Fevereiro

Portugal

Iberdola inicia construção de quatro centrais solares em Portugal

A empresa espanhola ganhou o leilão solar promovido em 2019 pelo Governo português e arranca com a construção de quatro centrais fotovoltaicas no distrito de Setúbal, com uma capacidade total de 86 megawatts (MW) (2 cerca de 15 MW e 2 cerca de 30 MW), o que equivale ao consumo de 48 mil famílias. Estas centrais deverão empregar 500 pessoas na construção, mas não há indicação sobre postos de trabalhos permanentes, habitualmente residuais. A empresa já garante em Portugal 92 MW através do eólico e 220 MW através do hidroelétrico.

Presidente da República portuguesa convida John Kerry do Conselho de Estado

Marcelo convidou o enviado especial para o clima norte-americano a participar numa reunião. Ele aceitou e confirmou que também “irá a Lisboa para a Conferência dos Oceanos”, em Junho. Mais um alvo pelos futuros protestos do movimento.

“Conselho de Cidadãos” em Lisboa

A Câmara Munincipal de Lisboa vai criar uma assembleia de cidadãos, permanente e representativa da população lisboeta. É previsto que seja gerida e organizada por uma equipa especializada, supostamente imparcial e independente dos partidos políticos. O modelo prevê um fim-de-semana para discussão de temas “estruturantes” para a cidade e 50 membros escolhidos num sorteio feito a partir de inscrições prévias. Algo parecido já foi implementado em França, com muitas propostas cidadãs mas escassos resultados.

Reunião sobre Lítio “inacreditável”

Os concelhos da região das Beiras e Serra da Estrela vão avançar com o seu próprio estudo para avaliar o impacto da prospeção e eventual exploração de lítio na região depois duma reunião com o ministro do Ambiente definida como “inacreditável”. A contrapartida proposta pelo Governo seria compensar estas regiões com 100 mil de euros anuais por cada mina aberta. O governo assegurou que, depois das operações de prospeção, pesquisa ou exploração de lítio, a paisagem seria reposta e reflorestada. Pena que as florestas não se fazem num dia, nem num ano. Municípios pedem ainda que pareceres não sejam só consultivos, mas vinculativos como originariamente previsto.

Cibersegurança: Ataque informático à Vodafone foi o mais destrutivo ocorrido em Portugal

Afectou vários operadores de serviços essenciais (INEM, bombeiros, hospitais) e infra-estruturas críticas do país (rede de comunicações ainda não estão identificadas como tal). De 2019 a 2021, o número de incidentes passou de 193 a 1160 (5 vezes mais).

Grandes empresas como a Vodafone são alvo de cerca de 1300 tentativas de ataque por semana. Aceleração da transição digital cria mais vulnerabilidade e abre portas aos ciberataques, e contribui para minar a confiança nos Estados.

ZERO dirige uma carta à UE para distinguir liderança climática e greenwashing

O documento avalia compromissos climáticos de 25 empresas mundiais. Resultados evidentes: as alegações de neutralidade climática referem-se só a futuras reduções de emissões que, em média, correspondem a apenas 40% de redução (nunca à neutralidade climática).

Truques de greenwashing são: aproveitamento de lacunas, omissão de dados, datas arbitrárias para o início da contabilização das emissões e criação de medidas próprias.

A carta contem recomendações políticas como:

proibir as empresas de alegar a “neutralidade climática”,

reportar reduções de emissões absolutas,

estabelecer metas que cubram o total de emissões da cadeia de valor.

Eurobarometro final de 2021

As alterações climáticas não estão no topo das prioridades para os portugueses, que se dizem mais preocupados com à saude pública, a exclusão social e o emprego. A nível europeu, o combate às alterações climáticas ficou em 3° lugar das prioridades.

União Europeia

Alemanha recruta diretora da Greenpeace para “embaixadora climática”

Jennifer Morgan, norte-americana que dirige a organização não-governamental ambiental desde 2016, vai tornar-se na “representante especial da Alemanha para a política climática internacional” a partir de 1 de março. Novo governo alemão tem 5 ministros “verdes” e políticas ambientais ambiciosas, como chegar aos 80% de energias renováveis do total do consumo energético até 2030.

Macron e o nuclear

Presidente francês anunciou a construção de pelo menos seis novos reactores (o primeiro já a partir de 2023) e a renovação das actuais centrais nucleares, reforçando o compromisso francês no nuclear. Prometeu também acelerar o desenvolvimento de energia solar e eólica off-shore. Assim, não sai da trajetória de apostar numa energia com numerosas desvantagens face às renováveis.

Fonte: Público

Mobilização contra emissões em Berlim

Seguindo a tática do “Insulate Britain”, cerca de 20 ativistas ambientais colaram-se numa estrada principal na segunda-feira, exigindo legislação contra o desperdício alimentar e cortes nas emissões de CO2 da indústria agrícola. O protesto causou grandes engarrafamentos na capital.

União Europeia abre portas à industria de chips

A Comissão Europeia vai mobilizar 11 mil milhões de euros para a inovação científica e tecnológica na produção de semicondutores e prevê a utilização das provisões dos tratados para as ajudas de Estado. Meta: duplicar a quota de mercado global (de 10 para 20%). Empresa TSMC de Taiwan detém 50% da produção mundial.

Quanto à UE, é previsível o impacto que isto irá ter ao nível das pressões políticas e de lobbying para uma expansão de atividades de extração – principalmente de lítio – componente essencial na produção dos chips. Mais uma decisão contrária às ambições de neutralidade climática, que segue a proposta de incluir o nuclear e o gás na taxonomia das fontes de energia verde.

Fonte: Público

Global

Maiores bancos da Europa ainda investem no ecocídio

Os maiores bancos da Europa, liderados pelo HSBC, Barclays e BNP Paribas, forneceram 24 mil milhões de libras às empresas petrolíferas e de gás que estão a expandir a própria produção, menos de um ano desde que se comprometeram a atingir as metas de neutralidade climática. Investimentos para perfurar novos poços de petróleo e explorar reservas de gás contradizem compromissos com acordos internacionais e minam esforços para acelerar a transição para fontes de energia renováveis.

CO2 na atmosfera

Esta semana a concentração voltou a 420 ppm (partes por milhão) aproximando-se do record de 421 ppm de abril de 2021. Isto são quase 4 pontos mais do que há um ano, e quase 30 mais do que há dez anos. Além da propaganda política e industrial, a tendência continua a ser de crescimento constante.

Protesto dos camionistas no Canadá

Ottawa, capital do Canadá, entrou em estado de emergência (infelizmente não climática) no seguimento dos bloqueios contra a vacinação obrigatória imposta para o governo canadiano. País é epicentro mundial do movimento antivacinas, suportado pela extrema-direita internacional. Trump também comunicou apoio aos movimentos. Protestos similares acontecem na Austrália e Nova Zelândia. Na Europa, Paris e Bruxelas proibiram a entrada do chamado “Freedom Convoy” criando mecanismo específico para evitar bloqueios e para multar e deter os infractores. Multas por participação vão até 4500€, suspensão das cartas de condução e até 2 anos de prisão.

Fonte: Público

Leilão de arte digital por Julian Assange

52 milhões de dólares em criptomoeda foram levantados para ajudar a financiar a defesa legal do fundador do WikiLeaks. A oferta veio de um grupo de apoiantes que juntaram o próprio dinheiro. Assange luta contra a extradição da Grã-Bretanha para os Estados Unidos, que o queriam julgar por 18 acusações criminais, incluindo violação de uma lei de espionagem, no seguimento da publicação (em 2010) de arquivos secretos e telegramas diplomáticos.

Programas de vigilância da CIA violam privacidade

Relatório do Conselho de Supervisão da Privacidade e das Liberdades Civis dos EUA confirmou que a CIA recolheu grandes quantidades de dados privados, sobretudo de pessoas norte-americanas, sem orientações claras sobre a retenção de dados e supervisão substancial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo