No dia 8 de Março de 2022 o movimento feminista volta a sair às ruas, e o Climáximo estará presente!
Porquê greve feminista?
Embora as lutas feministas tenham alcançado vitórias fundamentais desde o século XIX, ainda temos muito para conquistar. O dia 8 de Março é um dia para celebrar os avanços feitos até hoje, mas também, através das várias mobilizações feministas por todo o mundo, é um dia para continuar a reivindicar o fim de todas as formas de injustiça e violência de género que assentam num sistema capitalista e patriarcal. Neste contexto, a greve feminista trata-se de uma greve social que busca combater a opressão capitalista e o seu vínculo com o patriarcado.
O climáximo junta-se aos protestos de dia 8 porque, ademais, a crise climática e a crise de cuidados não são indissociáveis: o capitalismo e o patriarcado são a raiz de ambas, e os impactos das alterações climáticas sobre mulheres e grupos marginalizados serão desproporcionalmente maiores. Por isto, é essencial pensarmos na luta contra a crise climática e pelo feminismo como uma mesma luta que vise colocar o cuidado pela vida no centro, e não o lucro.
Assim, neste início do mês de Março, saímos às ruas para apoiarmos os vários grupos feministas, exigirmos os nossos direitos e lutar por uma sociedade em que a vida esteja no centro.
Estes são alguns dos eventos e ações que irão acontecer no dia 8 de Março e até lá:
Rede 8 de março
Pela quarta vez, a Rede 8 de Março volta a convocar a Marcha do Dia Internacional das Mulheres em vários pontos do país. O Climáximo juntar-se-á à mobilização em Lisboa.
Estas são todas as mobilizações convocadas até agora pela plataforma para dia 8:
Sabe mais sobre cada ação nos eventos de Facebook.
Greve Feminista Internacional
Pela segunda vez, a Greve Feminista Internacional também volta a sair às ruas neste dia. Estaremos também com elas em Lisboa às 18h30 na Praça Luís de Camões. A Greve também se irá mobilizar no Porto, na Praça dos Poveiros, às 18h30.
A caminho do 8 Março estão a organizar ainda vários eventos entusiasmantes.
Esta é a agenda até ao dia 8:
Sabe mais nas suas redes sociais: Facebook ; Instagram.
Mulheres a pedalar e quem mais se quiser juntar!
Em Lisboa, no Porto e em Aveiro, vários coletivos de mulheres utilizadoras da bicicleta, juntam-se para fazer 8 reivindicações por um ambiente urbano e de mobilidade mais propício ao uso da bicicleta e inclusivo.
Qualquer pessoa se poderá juntar a estes passeios em bicicleta, e nestas cidades será lido o manifesto “Mulheres a pedalar: por uma cidade inclusiva”.
Sabe mais no evento de facebook.
Women’s Climate Strike
O Climáximo apoia ainda a campanha internacional “The Wait of the World” do Women’s Climate Strike, que, reconhecendo que a crise climática é um assunto feminista, apela a que todas as mulheres tomem ação climática no Dia Internacional da Mulher.
Com os frutos da nossa sessão de materiais ecofeminista de dia 4 de Março às 11h, queremos pôr Lisboa no mapa das ações climáticas do Women’s Climate Strike.
Para saberes mais, consulta a página web da campanha.
Se as mulheres param, o mundo para! Junta-te às mobilizações do 8 de Março!