Junta-te aos últimos Quilómetros da Caravana pela Justiça Climática!

Apanha a Caravana nos últimos dias ou junta-te à Marcha pela Justiça Climática dia 16 em Lisboa!

Há mais de uma semana que a Caravana pela Justiça Climática percorre Portugal.

Em mais de 15 conversas populares falámos sobre incêndios, eucaliptais, Indústria do papel – CELBI, Navigator e Celtejo -, floresta, agricultura, rios, seca, Indústria Cimenteira – CIMPOR -, transportes públicos, transição energética – em particular na central da EDP em Lares – e transição justa para trabalhadores e comunidades.

Falamos sobre os impactos actuais da crise climática, os responsáveis e as soluções colectivas que podemos construir.

Testemunhamos como as áreas pelas quais os incêndios 2017 passaram têm hoje uma densidade de eucalipto muito superior à do ano da catástrofe, combinada com algumas manchas de acácia. A conclusão é inequívoca: as condições para novos incêndios de grande dimensão já existem novamente. Neste locais as promessas feitas logo após a tragédia ficaram quase todas por cumprir.

Conhecemos diversos projectos e pessoas que todos os dias lutam por justiça social e justiça ambiental.

Lê e vê o que está a acontecer a cada dia no Diário de Bordo.

Faz a mala e junta-te aos últimos dias da Caravana pela Justiça Climática!

Durante os próximos dias caminharemos ao lado do Tejo.
Vamos falar sobre seca, utilização de água, agricultura e rios. Vamos falar sobre transição justa e uma nova sociedade. Vamos assinalar responsáveis pela crise climática como a Central de Ciclo Combinada da TrustEnergy no Pego, a Fábrica de Celulose Caima da Altri Group, o centro de produção de Alhandra da CIMPOR. Vamos denunciar os novos projectos ecocídias como o projecto Tejo e o novo aeroporto.

Junta-te hoje à Caravana! Envia um email para mail@caravanaclima.pt a indiciar os dias nos quais te queres juntar e aparece!
Pedimos uma contribuição de 5€ por dia para cobrir custos com as comidas, terrenos/espaços de alojamento e carro de apoio tal como outros materiais. A contribuição é feita no local à chegada. Temos um cozinheiro para as refeições e acordos com espaços para podermos acampar/pernoitar.

Onde vamos estar?

Dia 13 de abril

MouriscasAbrantes
9h00 – Travessão do Pego
11h00 – Central de Ciclo Combinada do Pego, da TrustEnergy
17h00 – Ciranda “Convenção de Albufeira e a água que não vem de Espanha” Parque Tejo, Abrantes

Dia 14 de abril

Abrantes – Constância – Vila Nova da Barquinha

13h00 – “Devia Haver Aqui” na Fábrica de Celulose Caima, da Altri Group
18h00 – Ciranda “Projeto Tejo – O ecocídio do Tejo pelas Barragens + Ciranda “Ecoparque do Relvão, problema ou solução?” no Parque Ribeirinho, Auditório do Tejo, em Vila Nova da Barquinha

Neste zona querem fazer em projecto destrutivo, o “Projecto Tejo”, que consistirá em 4 novos açudes e 2 novas barragens de 20 em 20km nos últimos 120 km do rio Tejo.

Dia 15 de abril

Vila Nova da Barquinha – Entroncamento – Vale de Santarém – Cartaxo

14h00 – “Devia Haver Aqui” na Valada Projeto Tejo
17h00 – Ciranda “Agronegócio vs Agroecologia: impactos dos diferentes tipos de agricultura”. Quinta das Pratas, Cartaxo

Dia 16 de abril

Cartaxo – Azambuja – V.F. Xira – Alhandra – Lisboa (Parque das Nações)

11h00 – “Devia Haver Aqui” no centro de produção de Alhandra da CIMPOR

Todo o programa aqui.


Junta-te aos últimos quilómetros da Caravana pela justiça climática:
Dia 16 participa na Marcha pela Justiça Climática em Lisboa!


Junta-te aos últimos quilómetros da Caravana e vem ouvir as partilhas do que aconteceu, debater como vamos agir para combater a crise climática e projectar um futuro que queremos construir.

Marcha pela Justiça Climática | 14h30 | Lisboa

Às 14h30 vamos receber a caravana no jardim do passeio heróis do mar, no parque das nações, em modo celebração.

Vamos marchar os últimos quilómetros pela justiça climática, em apoio às participantes da Caravana, em solidariedade com todas as comunidades afetadas pela seca e pelos incêndios e em revolta contra as empresas que colocam o lucro acima das pessoas.

Caravana Climática sobre Rodas | 15h00 | Lisboa

Pega na tua bicicleta e faz os últimos quilómetros sobre rodas!

Com partida às 15h00 participa no passeio informal de bicicleta à beira Tejo no Parque das Nações, do Trancão ao Oceanário.
Seguro, para toda a família, num cenário deslumbrante, vamos ser solidários com aqueles que de 2 a 16 de Abril estão a percorrer mais de 400kms a pé.

Ciranda “Como vamos travar o Colapso Climático” | 17h00 | Lisboa

Chegaremos ao jardim das ondas onde se realizará pelas 17h00 a última ciranda “como vamos travar o colapso climático”. Vamos ouvir as experiências pelas palavras de quem lá esteve na caravana. Vamos construir uma visão de uma nova sociedade e compreender os próximos passos do movimento pela Justiça Climática.
Teremos música e comida. Junta-te a nós, ouve a partilha das pessoas que estiveram na caravana e vem construir os próximos passos connosco!


Assembleia Aberta Acampamento 1.5 | 19h00 | Lisboa

No final do dia contaremos também com uma assembleia aberta sobre o Acampamento 1.5 no Jardim das Ondas, Parque das Nações, Lisboa.

Vem saber mais sobre este acampamento e como te podes envolver nele. Tudo o que vai acontecer lá e até lá poderá também ser montado por ti.

Vivemos na década decisiva para agir e impedir que a temperatura média do planeta ultrapasse os 1.5ºC de aquecimento! Contamos contigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo