Radar Climático – 27 de Abril

O Cazaquistão suspende exportações de trigo e farinha. Isto acontece após a Rússia também ter banido as exportações de trigo para os membro da União Económica Euroasiática como forma de proteger o seu mercado doméstico face às sanções internacionais. O Cazaquistão importava trigo russo a baixo custo, que depois revendia a outros países e vai deixar de o poder fazer. Esta medida vai impactar fortemente os países vizinhos, como o Tajiquistão, que importa até 94% do seu trigo do Cazaquistão e pode enfrentar escassez de comida. Esta é mais uma consequência do conflito na Ucrânia, e à medida que a crise climática afetar colheitas, pode vir a ser cada vez mais constante.

Uma onda de calor que afeta quase a totalidade dos países está a fazer chegar temperaturas próximas dos 50ºC. Tem sido relatado ser impossível trabalhar depois das 10 da manhã e vários recordes têm sido batidos.

Estas ondas de calor não costumam de chegar antes de Maio ou Junho, mas as alterações climáticas estão a agudizar o fenómeno. Além da saúde das pessoas estar ameaçada, as colheitas de alimentos também estão em risco.

Protestos no Sri Lanka – país do mar índico – pressionam primeiro ministro para se demitir. O Sri Lanka está a sofrer a sua crise económica mais grave desde 1948, que resultou em meses de cortes de luz, escassez de comida, combustíveis e outros bens essenciais tal como inflação. Comida, combustíveis e eletricidade foram racionados durante os últimos meses e o ministro das finanças afirmou que vai piorar antes de melhorar. A crise tem sido agudizada pelo disparar dos preços dos combustíveis e energia das últimas semanas.

Um morto e milhares de pessoas obrigadas a fugir de fogos florestais nos estado do Novo México nos Estados Unidos. De acordo com a ciência, a baixa dos níveis de neve têm permitido estes fogos de grandes dimensões acontecer cada vez mais cedo.

Wynn Bruce, do estado do Colorado, morreu após deitar fogo a si mesmo em frente ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos na Capital Washinton, D.C. no dia da Terra em protesto contra as alterações climáticas. Nos últimos anos, o ativista tinha vindo a contestar a inação face às alterações climáticas.

Depois de ter focado a segunda ronda em políticas climáticas, Macron ganha com uma vantagem de quase 20 pontos percentuais. À semelhança da vitória de Biden sobre Trump em 2020, um candidato com fracos compromissos climáticos vence um com compromissos nulos.

O aumento entre 2016 e 2021 vem depois da JBS de ter assumido um compromisso de neutralidade carbónica. Este gigante brasileiro teve um aumento de emissões que equivale a todas as emissões do Reino Unido.

Twitter anunciou que vai banir anúncios que contenham negacionismo climático como forma para combater a desinformação afirmando que “negacionismo não deve ser monetizado”. A entidade que vai participar na decisão do que constitui “negacionismo” vai ser o IPCC.

Além disso, já antes a Google proibiu em outubro passado anúncios que contradizem o consenso cientifico sobre as alterações climáticas e a Meta – dona do Facebook – também lançou um Centro para a ciência climática.

Ultimo Recurso avança contra Galp e Navigator

Foi lançada a primeira organização em Portugal que quer usar o direito como ferramenta para responsabilizar o estado e empresas. Esta organização garante já ter “vários factos ilícitos” de empresas como Galp e Navigator.

Moradores queixam-se de violência policial no despejo de cinco famílias num bairro camarário das Olaias. A Gebalis que gere os bairros sociais da Câmara de Lisboa afirma que os despejados não quiseram apoios sociais e diz que irá continuar este processo contra as “ocupações abusivas” que abrangem “mais de 800 imóveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo