Radar Climático – 25 de Maio

Energia

A ideia de que a guerra na Ucrânia poderia espoletar uma transição energética em direção a energias renováveis na Europa, foi um pensamento fugaz. O governo português já se encontra em negociações com os governos alemão e polaco para usarem o porto de Sines como ponto de distribuição de gás LNG para os restantes países europeus. Isto implica a construção de infraestruturas que são incompatíveis com os objetivos (formais) da União Europeia para a transição energéticas.

Já na Alemanha, o parlamento passou uma lei que permite acelerar o processo de construção de terminais LNG, ultrapassando certos “obstáculos” como por exemplo um estudo de impacto ambiental para terminais flutuantes…

O Qatar e a Alemanha aumentaram o nível de parceria no fornecimento de LNG e hidrogénio. O Qatar é um dos maiores exportadores mundiais de LNG, estando a Rússia ainda em primeiro lugar, seguida dos EUA. Assim, o líder desta ditadura árabe disse que o país irá começar a fornecer LNG para a Alemanha em 2024 e já considerou “interessante” o mercado o europeu.

Alimentação

A vaga de calor que atravessou a Europa deteriorou significativamente a qualidade das colheitas de trigo em França, um dos principais fornecedores da Europa, junto com a Ucrânia e a Rússia, sendo estes dois últimos países quase um terço das exportações mundiais de trigo. O calor também está a afetar as colheitas de outros grandes produtores mundiais, como os EUA e o Canadá, contribuindo para a crise global nas reservas de cereais. Com o aquecimento global, que também trará novas guerras, este cenário tornar-se-há cada vez mais habitual

Um país cujas colheitas de trigo também estão a ser afetadas pelo calor e seca, é a Índia, que é o segundo maior produtor de trigo do mundo. Alguns agricultores reportaram perdas de pelo menos 50% das suas colheitas. O governo indiano respondeu com uma solução que também fará parte do futuro próximo. Restringiu as exportações de trigo.

Relatório da Oxfoam revela que apesar da crise alimentar já sentida em vários países do mundo, a fortuna dos bilionários da comida e energia aumentou 425 mil milhões de euros em apenas dois anos, sendo que só no ramo alimentar foram gerados 62 novos bilionários, durante este período. Os preços alimentares, que subiram 30% no último ano, deverão empurrar mais de 263 milhões de pessoas para a pobreza extrema. Isto é mais do que a população somada do Reino Unido, Alemanha, Espanha e França.

Aviação

Carlos Moedas defende, numa posição radical e voluntarista, que o aeroporto de Lisboa tem de avançar e já, para “o bem de todos”.

Política Internacional

Biden afirmou que caso a China tentasse invadir a ilha disputada de Taiwan, os Estados Unidos interviriam militarmente.

O seu executivo tentou corrigir a posição, mas este não é o primeiro episódio do género. Anteriormente Biden já tinha dito que se deveria fazer um golpe de estado contra Putin.

A nível mundial, este comportamento pode levar a uma escalada de conflitos militares. A nível interno americano, poderá comprometer a posição de Biden e levar a um crescimento dos Republicanos, agora na oposição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo