Temperaturas vão subir e podem atingir os 40 graus celcius em alguns pontos do país
Nesta próxima quinta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão voltar a subir, com especial incidência sobre o interior Centro e Sul, podendo chegar perto dos 40 graus Celsius (ºC) durante o fim-de-semana.
Esta subida das temperaturas em Portugal acontece numa altura em que Espanha, Itália e o Norte de África enfrentam uma onda de calor provocada por um outro anticiclone, com registo de temperaturas na casa dos 40 graus Celsius em algumas partes do Mediterrâneo e do norte do continente africano.
As ondas de calor provocadas por anticiclones são comuns no Mediterrâneo, mas nem sempre com temperaturas tão elevadas nesta altura do ano, no final da Primavera.
Na apresentação de um estudo realizado sobre a renovação integral da frota de autocarros, José Mendes, ex-secretário de estado e CEO da Fundação Mestre Casais, defendeu que Portugal tem de descarbonizar completamente a frota de autocarros no prazo de 14 anos. Um investimento que obrigaria a compensar os operadores, mas “por menos de 100 milhões por ano seria possível limpar as nossas cidades”.
Para descarbonizar totalmente essa frota até 2034, José Mendes defendeu que se devia “começar imediatamente a cortar ao nível dos autocarros mais velhos e não permitir que tivessem mais de 21 anos”, substituindo-os por veículos elétricos a hidrogénio.
Como resposta ao aumento dos preços provocados pela Guerra na Ucrânia, entrou a 1 de Junho em vigor uma medida que disponibiliza passes mensais para serem usados nos transportes públicos de todas as cidades do país e em comboios regionais, por 9 euros, durante Junho, Julho e Agosto. Esta medida surge a acompanhar um benefício fiscal, iniciado no final de Março, de 300 euros no IRS e uma redução no imposto sobre o combustível durante três meses.
Projeto do que viria a ser o maior aeroporto do sul da Ásia e o quarto maior do mundo em termos de superfície, em Nijgadh (Nepal) foi finalmente descontinuado após a avaliação de impacto ambiental (EIA).
A construção deste aeroporto, significariam várias ameaças climáticas, como a destruição de uma importante floresta tropical da região, um aumento do número de voos que significaria esta adição. Seria o maior aeroporto do sul da Ásia e o quarto maior do mundo em termos de superfície, planeado para poder ser uma alternativa ao já existente aeroporto de Katmandu, o único aeroporto internacional do país que apresenta um problema devido às suas características topográficas, climáticas e sísmicas que causaram dois desastres aéreos.
A queixa foi apresentada por nove pessoas lideradas pelo ambientalista Ranju Hajur Pandey e pela ex-secretária do governo nepalês Dwarika Nath Dhungel.
A Suprema Corte do Nepal interrompeu a construção do projeto em 6 de dezembro de 2019, pois sua avaliação de impacto ambiental (EIA) era inaceitável, embora tenha sido aprovada pelo próprio Ministério de Florestas e Meio Ambiente em maio de 2018. Em 26 de março , 2022 eles emitiram o veredicto final descartando o projeto.
Estrasburgo começa esta terça-feira a rever regulamentos de emissões de dióxido de carbono (CO2) na Europa e espera-se que aprove o ano da morte do comércio de carros com motor de combustão interna. O plano envolve o fim da venda de carros novos a gasolina ou gasóleo na UE a partir de 2035, para além de apontar para um corte de 55% nas emissões de CO2 em 2030 e o corte de 100% dentro de 13 anos.
Neste momento, os ligeiros de passageiros e os de mercadorias são responsáveis por cerca de 12% e 2,5%, respetivamente, das emissões de gases com efeitos de estufa na UE.
Todas estas metas propostas são insuficientes perante a ambição de neutralidade carbónica em 2030 que o Movimento pela Justiça Climática exige.
Segundo o chanceler Olaf Scholz na conferência do setor de energia BDEW Congress 2022, a Alemanha precisa de encontrar fontes adicionais de gás natural, na tentativa de se livrar da oferta russa. Manter-se aos já existentes, significa para o chanceler um aumento maciço de preços e a impossibilidade de alguns países e regiões de comprar mais energia. como solução, aponta para a possibilidade de se apoiar o desenvolvimento de uma infraestrutura de gás natural liquefeito lá por exemplo, por meio do Banco Europeu de Investimento ou financiamento do KfW.
Esta proposta vai contra uma promessa que a Alemanha assinou na conferência climática da ONU do ano passado que visava encerrar o apoio estrangeiro aos combustíveis fósseis até o final de 2022.