Radar Climático – 13 de Julho

A nuclear EDF vai ser totalmente nacionalizada

O governo francês vai nacionalizar a gigante nuclear Életricité de France, passando a controlar 100% da empresa em vez dos 84% que detém hoje. O site desta empresa já sofreu no passado um ataque DDoS por parte de hacktivistas Anonymous, pouco tempo após o acidente nuclear de Fukushima

Parlamento Europeu rotula nuclear e gás como “verde”

A votação aconteceu em simultâneo para os dois tipos de energia, abrindo assim margem para continuarem a surgir novos projetos quando os existentes deveriam de estar a ser encerrados.

A comissão de trabalhadores da Petrogal defende que as unidades fechadas em Matosinhos devem ser relocalizadas na refinaria de Sines, para maximizar a produção da mesma

Nem uma palavra sobre redução de emissões e transição justa de trabalhadores para empregos pelo clima.

Vazamento de documentos sobre práticas de lobbying da Uber

O vazamento de documentos confidenciais da Uber revela que esta empresa recorria regularmente ao lobby junto de presidências de vários países, como Alemanha, França, Estados Unidos, etc, em particular, o próprio Emmanuel Macron ajudou a empresa a fazer lobbying em França. Além disto, a empresa também ofereceu ações a barões dos media, para passarem uma imagem simpática da empresa.

Turbulência política no Sri Lanka

No Sri Lanka, protestantes ultrapassaram as barreiras policiais da residência oficial do presidente e entraram, aproveitando para usufruir, temporariamente, dos luxos que o presidente tinha enquanto o povo passava fome. Já a casa do primeiro ministro não teve o mesmo destino, tendo sido envolta em chamas. Os lugares de poder deste país têm sido ocupados por membros da dinastia Rajapaksa desde 1936, juntamente com outras duas famílias, sendo que desde 2005 a hegemonia dos Rajapaksas tem sido total. O presidente demitiu-se no dia 9, saindo oficialmente amanhã, dia 13 de julho. Este presidente já tinha liderado as forças armadas na derrota dos Tigres Tamil, força revolucionária que ambicionava não só a independência da região Tamil, como uma sociedade socialista sem castas e com igualdade de género.

Instalação do Die Linke da Alemanha atacada

A sede do Die Linke em Oberhausen foi atacada com uma bomba, que felizmente não causou danos físicos em pessoas, mas destruiu grande parte da sede. Após várias semanas de ameaças da extrema-direita, a origem da bomba parece ser evidente. Mas não para a polícia alemã, que perguntou ao partido se não tinham sido os próprios membros a fazer o ataque.

Já os membros do partido em Oberhausen colocam a possibilidade de o ataque ter sido motivado por terem participado em manifestações contra o rearmamento militar da Alemanha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo