Informações práticas sobre o 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática

De 10 a 12 de fevereiro, junta-te a centenas de pessoas e dezenas de organizações do movimento pela Justiça climática no 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática, em Coimbra.

A página principal do Encontro, aqui.


Onde e Quando?

Quando chegares convidamos-te a dirigir-te à Mesa de Receção para:

  • confirmar a tua inscrição
  • confirmar o pagamento das refeições
  • confirmar onde vais dormir (caso o tenhas requisitado)
  • tirar outras dúvidas que possas ter

Nota: Se vens no sábado, tenta estar presente meia-hora antes porque iremos ser muitas.


Alojamento e O Que Precisas de Trazer

Precisamos do teu pagamento e fatura de refeição para termos confirmação da tua presença e conseguirmos te alojar. Temos algumas opções e estamos a fazer o nosso melhor para não deixar ninguém sem abrigo. Pergunta na mesa de receção.

O que precisas de trazer contigo:

  • Saco de cama, almofada e esteira/colchão
  • Agasalhos MUITO QUENTES para a noite
  • Materiais de higiene
  • Garrafa reutilizável
  • Medicamentos pessoais
  • Caderno e caneta
  • Boa disposição 🙂

Refeições

As refeições durante o Encontro irão ser:

Sexta-feira, jantar – Atelier a Fábrica (das 20h às 21h30)

Sábado, almoço – cantinas azuis da Universidade Coimbra (das 13h30 às 15h30)

A comida será vegana.

IMPORTANTE: Temos mais de 200 inscrições, mas só temos 200 senhas de almoço garantidas. Se queres garantir uma refeição através do Encontro Nacional pela Justiça Climática, garante o pagamento aqui e manda-nos comprovativo.

O custo por refeição é de 5€. Desta forma garantimos também snacks e alimentos disponíveis durante o evento. Podes, ainda assim, contribuir com o valor que aches mais justo, tendo em consideração os custos que estamos a ter para garantir este evento.


Política de Espaço Seguro

Este é um código de conduta coletivo do evento para garantir um espaço inclusivo e seguro para todas as pessoas envolvidas.

Racismo, sexismo, homofobia, transfobia ou qualquer outro tipo de comportamento baseado em preconceitos de sexo, género, etnia, nacionalidade, idade, competência linguística, capacidades físico cognitivas, ou afiliação religiosa é totalmente inaceitável e será posto em causa.

Respeita as barreiras físicas e emocionais de cada uma. Garante que recebes sempre consentimento verbal explícito por parte da outra pessoa antes de lhe tocares física ou intimamente. “Não” significa sempre “não” e um “sim” só é válido quando é ativamente explícito e expresso de livre vontade e de forma autónoma, sem qualquer receio de constrangimento, coação ou ameaça. Não exerças relações de poder e denuncia as mesmas.

Sê consciente do espaço que ocupas nas discussões e quais são os teus privilégios de fala, sejam estes de sexo, de género, de etnia, entre outros. Respeita sempre o direito e o lugar de fala de cada pessoa e garante que todas têm a mesma oportunidade de se expressar e de ser ouvidas em condições de igualdade, de respeito e de consideração mútuas.

Evita assumir que sabes quais são as opiniões, escolhas e identificações das outras participantes. Pergunta antes de assumir seja o que for e nunca fales em nome de ninguém, a menos que te tenham pedido explicitamente.

Sê consciente da linguagem que usas nas discussões. Tenta falar devagar e usa uma linguagem clara e simples, que seja acessível à compreensão de todas, para que ninguém se sinta excluída ou menorizada na discussão. Aqui não existem mestres nem discípulas, mas sim pessoas que participam, discutem, trabalham e se divertem entre pares.

Reconhece que não estamos aqui para nos julgarmos umas às outras nem para competirmos entre nós. Tenta aprender o máximo possível com as outras pessoas e  partilha também o que melhor conheças ou saibas fazer.

Alertamos para teres cuidado com os teus pertences. O que for valioso para ti leva contigo.

Apesar de irmos formar equipas voluntárias para limpeza dos espaços, é fundamental cada uma de nós cuidar de todos os espaços que vamos utilizar e também de todos os espaços públicos que frequentarmos. Todos os desperdícios deverão ser colocados nos locais próprios.

A página principal do Encontro, aqui.


JUNTA-TE ÀS EQUIPAS DO DIA: Somos todas voluntárias e estamos a organizar o Encontro pela primeira vez em Coimbra. Durante o dia, toma iniciativa e dá-nos uma mão para montar os espaços, no apoio técnico, para tradução, na mesa de receção e para arrumar os espaços. Se tens alguma disponibilidade mas não sabes como ajudar, pergunta na mesa de receção.

DESPESAS e DINHEIRO: Este evento dependerá de muita esforço coletivo e esforço em angariar fundos para que o mesmo tenha uma participação acessível a todas. Para tal, se gostarias de contribuir e ajudar-nos, criámos esta página onde podes doar para o evento. 🙂

A página principal do Encontro, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram
RSS
Flickr
Vimeo
Climáximo