viagens, formações, preparações, logística, e mais
Voltar à pagina inicial da acção.
Dia 18 de Novembro , vamos sair às ruas numa das maiores ações não violentas de desobediência civil por justiça climática alguma vez feita em Portugal para exigir o encerramento planeado da Infraestrutura mais emissora de Portugal – A Refinaria da Galp em Sines- e exigir uma transição justa que garanta soluções para todos os trabalhadores afectados.
A nossa acção é divulgada publicamente e todas as pessoas, com ou sem experiência, são bem-vindas a participar. Vamos bloquear de forma pacífica a refinaria da Galp em Sines.
A manifestação começa às 12h, em Barbuda, Sines
Prepara-te para a açã
1. Como lá chego?
Estamos a organizar autocarros de ida e volta a Sines, a partir do Porto e Lisboa. Estas viagens serão feitas no próprio dia da ação.
Caso já saibam de onde planeiam partir, pedimos que preencham este formulário: https://framaforms.org/autocarros-vamos-juntas-1634591615
2. Formações em Ações de Massas:
Para garantir o sucesso da ação Vamos Juntas do dia 18 de Novembro tal como a nossa segurança e a de todas as pessoas que nos rodeiam, precisamos de estar preparadas. Para isso, todas têm que participar na Formação de Ação de Massas onde vão aprender e treinar várias técnicas de ação direta não-violenta e criar Grupos de Afinidade (grupos de 10 a 15 pessoas com a confiança e alinhamento necessário para cuidarem umas das outras antes, durante e pós ação, para assegurarmos que ninguém fica para trás).
Já só vão acontecer três Formações em Lisboa e duas em Sines, por isso marca na tua agenda para não perderes este passo essencial. Segue a página principal da acção para as datas e horas.
3. Cuidados a ter:
Antes da Ação:
Convidamos-te a participares nas Formações e a refletires sobre os teus limites emocionais, físicos e legais antes da ação. Convidamos-te igualmente a partilhares os teus limites com a tua buddy/grupo de afinidade, aprenderes os sinais e formas de lidar com os seus respetivos limites e troquem contactos.
Caso ainda não tenhas buddy/grupo deves fazê-lo. Este garante uma estrutura de apoio e cuidado mútuo, assim como a tua presença no processo horizontal de tomada de decisões no espaço da ação.
Ver Grupos de Afinidade.
Durante a Ação:
Sabe sempre onde estão os membros do teu grupo de afinidade e buddy e garante o seu bem-estar físico e emocional.
Cumpre o consenso de ação e age se vires situações de não cumprimento. A equipa de cuidados estará atenta, porém o bem-estar de todas as pessoas é da responsabilidade de todas.
Pratica empatia, coragem, escuta ativa e comunicação não violenta durante a ação.
Participa ativamente nos processos de decisão, através do teu grupo de afinidade e plenário de delegados.
Informa a equipa de cuidados de necessidades tuas ou do teu grupo de afinidade.
Pós Ação:
Reúne com o teu grupo de afinidade num local seguro para partilharem como se sentiram durante a ação, como se estão a sentir neste momento, se tiveram alguma represália, que necessidades têm e como se podem ajudar mutuamente.
Participa igualmente nos momentos de reflexão e avaliação da ação e reporta situações em que seja necessário apoio.
4. Como comunicar durante a ação:
Numa ação como esta, todas somos porta-vozes. Qualquer pessoa – jornalista ou apenas alguém de passagem – nos pode questionar sobre por que estamos ali e o que esperamos obter da ação. Revê toda a informação nesta página para saberes os básicos e fala com a equipa media se quiseres saber algum detalhe sobre comunicar, que não esteja por aqui.
Durante a última assembleia antes da ação, vamos fazer um briefing com as mensagens-chave que queremos comunicar e como as passar.
Se queres comunicar sobre a ação antes, durante ou depois, usa o #18NovembroVamosJuntas e faz um tag ao Climáximo para podermos repartilhar.
5. O que devo levar para a ação?
- Máscara/viseira
- Garrafa com água
- Lenços de papel
- Snacks (frutos secos, cereais, barras energéticas, chocolate, …) – Devido à distância da Refinaria de possíveis supermercados e restaurantes, aconselhamos que leves comida para o dia.
- Roupa e calçado confortáveis (pode ser aconselhado levares roupa que cobre zonas mais sensíveis e sem fios/correntes) – Tem em conta de que ainda não temos previsões sobre a meteorologia no dia da ação, mas veste-te a pensar nisto.
- Roupa quente para caso seja necessário fazer uma vigília para apoiar possíveis detidas da ação
- Chapéu/Boné/Lenço
- Medicação básica ou específica (se for o caso) & pensos ou tampões
- Dinheiro (pelo menos 10€, poderá dar jeito para refeições)
- Cinzeiro portátil (se fumares)
- Elástico para prender o cabelo (se for o caso)
- Determinação e alegria!
Não tragas:
- joias
- objetos que possam incitar à violência (facas, por exemplo)
- drogas
- qualquer material que não cumpra o Consenso de Ação
Notas:
- Traz os materiais numa mochila
- Teremos comida vegan, mas se tiveres restrições alimentares traz comida para ti por precaução
6. Equipas na acção
Vamos Juntas é uma acção auto-gerida. Vamos ter plenários ao longo da acção para decidir os nossos próximos passos.
Ao mesmo tempo, vamos também ter equipas para assegurar tarefas específicas, nomeadamente média, cuidados, peacekeeping e legal. Estas equipas estão a ser criadas nas assembleias de acção.
7. Manual legal, aqui.
Lê o manual de apoio legal e discute com o teu grupo de afinidade.